Prefeitura de Rio Branco inicia a realização de testes da covid-19 em drive-thru na Arena da Floresta

Jonathas levou o filho para fazer o teste do coronavírus no drive-thru, pois os dois estavam com sintomas (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quinta-feira, 20, um drive-thru de testes rápidos da covid-19 na Arena da Floresta, localizada no Segundo Distrito da capital.

O objetivo da ação é desafogar as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) Claudia Vitorino, localizada na entrada do Bairro Taquari, e Maria Barroso, localizada na região da Baixada da Sobral, que estão sobrecarregadas devido à alta demanda de atendimento de casos de Síndrome Gripal e covid-19.

O atendente Jonathas Albuquerque foi com o filho Pedro, de 8 anos, fazer o teste do coronavírus no drive-thru. Ambos apresentaram sintomas de gripe e decidiram verificar se era gripe ou covid-19. Segundo Jonathas, é muito importante a ação realizada pela prefeitura. “Graças a Deus, juntamente com o meu filho, nosso teste deu negativo. As pessoas que estão com sintomas, não fiquem em casa, venham fazer o teste para realmente ter a certeza que não está com o coronavírus, por que essa doença mata”, disse o atendente.

O atendimento no drive-thru é específico para casos de Síndrome Gripal e estão sendo realizados testes rápidos de covid-19, atendimento médico e dispensação de medicamentos. Os testes de covid-19 podem ser realizados dentro do carro da pessoa ou nas 15 cadeiras que foram disponibilizadas para a testagem do coronavírus A ação vai permanecer de segunda-feira a sexta-feira, das 08h ás 17h.

Segundo o chefe do Gabinete Militar da Prefeitura, tenente-coronel Ezequiel Bino, o gabinete está contando com o apoio da Polícia Militar para fazer a segurança das pessoas que procuram atendimento na Arena da Floresta. “Venham com tranquilidade, o Gabinete Militar da prefeitura está presente, com o apoio da Polícia Militar, que está fazendo a segurança das pessoas que vem realizar os testes”, disse o tenente-coronel.

A secretária da Semsa, Sheila Andrade, ressaltou que, além do drive-thru, as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) permanecem realizando a testagem da covid-19. “Todas as Uraps também estão realizando testagem e especificamente as nossas duas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) Claudia Vitorino e Maria Barroso, que vão estar atendendo das 7h às 22h”, explicou a secretária.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, frisou que essa ação da Arena da Floresta é emergencial e necessária, devido ao aumento nos casos da covid-19 no município. Segundo o prefeito, a gestão está comprando mais testes da covid-19.

“Queremos que as pessoas tenham um pouco mais de paciência por que na saúde, estamos com quase 30% dos nossos servidores, médicos, enfermeiros, doentes, então diminuiu a equipe da saúde e aumentou a demanda. Peço para as pessoas que não têm sintomas, que não procurem aqui, os postos, se não tiver sintoma. É um apelo que eu faço, em nome da nossa gestão, da saúde de todo mundo, que só procure as Unidades de Saúde aqueles que têm sintoma, que está com gripe, pois pode ser gripe ou covid-19”, frisou o prefeito.