Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) embarca 18 toneladas de pneus para reciclagem fora do Acre

18 toneladas de pneus são enviadas todos os meses para reciclagem (Foto: Dircom)

A Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), através da Prefeitura de Rio Branco é um aterro sanitário de referência no Acre. Localizada na BR-364, a área possui 80 mil metros quadrados.

A Prefeitura tem uma parceria com a empresa Reciclanip, entidade criada pelos fabricantes de pneus, com o objetivo de coletar e destinar, de forma ambientalmente adequada, os pneus que não podem mais ser utilizados para rodagem. Nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2022, 18 toneladas de pneus foram embarcados em caminhões como esse e encaminhados para a recicladora mais próxima, em Cuiabá, Mato Grosso.

Quando os pneus chegam na recicladora, eles passam por um processo de trituração, em que ocorre a retirada do aço. Uma parte do material triturado vai para a fabricação de asfalto e a outra segue para as indústrias de fabricação de cimento. A parte do aço retorna para as indústrias de ferro e aço para reciclagem.

O gerente da UTRE, Kemmil de Araújo, explicou que todos os meses são retiradas cerca de 18 toneladas de pneus na unidade. “É uma garantia que a Prefeitura de Rio Branco tem de estar retirando esses pneus, que antes seriam jogados na natureza, que levam 600 anos para se decompor, e agora estão voltando para ter uma destinação adequada”, disse o gerente.

Segundo Kemmil de Araújo, é muito importante para o meio ambiente que esses pneus tenham uma destinação adequada contribuindo para que não haja poluição do solo. “Isso é muito bom para o meio ambiente. É um ganho para a cidade de Rio Branco, para os moradores. Para termos uma ideia, ano passado foi aproximadamente 400 toneladas de pneus recolhidos que tiveram uma destinação adequada”, ressaltou o gerente.