Prefeitura presta apoio institucional à realização da 1ª Conferência de Dança do Estado do Acre

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e de recursos do Fundo Municipal de Cultura, prestou apoio à realização da 1ª Conferência de Dança do Estado do Acre, que ocorreu no último fim de semana, 7, 8 e 9, na Casa de Cultura da Gameleira.

O evento, aprovado e realizado pela Associação de Dança do Estado do Acre (ASDAC), contou com a presença de representantes de 13 municípios acreanos, que discutiram e debateram aspectos que envolvem a criação do Sistema Setorial Integrado de Dança, conforme diz Antônio Junior Uchoa, presidente da Associação de Dança do Acre (ASDAC). “Essa conferência vem para iniciar o processo de construção do Sistema Setorial e acreditamos que somente com a participação de todos podemos consolidar o processo de construção desse sistema”, afirma Junior.

O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Pedro Aragão, marcou presença na conferência, onde pôde notar e destacar a sua importância para o cenário cultural como um todo, tanto para o município quanto para o Estado. “A dança é cultura na sua mais pura forma. É nela que temos referência de outros seguimentos, como a música, apresentações de teatro, todas elas passam pela dança. É muito importante que o Fundo Municipal de Cultura tenha financiado essa 1ª Conferência. É uma honra para a FGB e para a gestão Tião Bocalom e queremos fazer mais”, destaca o diretor-presidente.

Uma das participantes da conferência e representante do município de Xapuri, a diretoria de Cultura Awra Omi, aprovou a iniciativa do evento e viu nele uma oportunidade para troca de experiências onde buscava soluções para a continuidade do seu trabalho em Xapuri. “Para mim é muito importante estar aqui, pois a dança significa expressão, vida e resgate. Em Xapuri nós estamos tendo essa preocupação de tentar fazer um trabalho que consiga abranger todos os movimentos culturais, onde a dança é o nosso forte, é o que movimenta a cidade”, conclui a diretora.