Prefeitura de Rio Branco realiza ação do Projeto Plantando com os Curumins na escola Chrizarubina Leitão

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou, nesta terça-feira, 11, uma ação do Projeto Plantando com os Curumins, na Escola Municipal Chrizarubina Leitão.

Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a Senadora da República, Mailza Gomes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Normando Sales, a Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene e a Diretora de Ensino, Zélia Mendonça.

No evento, teve a apresentação dos palhaços Vagalume e Birimbau, da Ecoteca do Horto Florestal, que fizeram a alegria da criançada. O prefeito Tião Bocalom interagiu com as crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Ele também contribuiu com o plantio na escola, em um ato simbólico junto as demais autoridades.

O Projeto Plantando com os Curumins visa sensibilizar a comunidade escolar através da educação ambiental, criando um vínculo de amor e cuidado com a natureza, através da implantação de jardins e do plantio de árvores. Ele foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, foram realizadas ações pedagógicas de Educação Ambiental com professores e alunos, abordando noções sobre meio ambiente e a importância das árvores para o planeta.

Na segunda, ocorreu a implantação do paisagismo com espécies ornamentais e arbóreas com a participação dos alunos e professores no plantio das espécies, bem como nas atividades de manutenção do ambiente.

A Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, frisou a importância do projeto. “É um projeto de suma importância, haja vista que as crianças têm que conhecer melhor o meio ambiente, saber o que é saudável para elas cuidarem do planeta”, frisou a secretária.

O Secretário de Meio Ambiente, Normando Sales, explicou que o projeto estava paralisado há quatro anos, e foi retomado este ano. Segundo ele, o programa vai se estender para o maior número possível de escolas do município, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a gestão das escolas municipais. “Esse trabalho tem um alcance extraordinário, trabalhando com as crianças e a educação ambiental. Depois vamos ter outras atividades como visitas aos parques, unidade de tratamento de resíduos, unidades de nascente, enfim, é um trabalho de educação ambiental que esse ano de 2022, a gestão do prefeito Tião Bocalom vai fazer toda a diferença”, ressaltou o secretário.

Segundo a diretora da escola, Rosilda Moreira, a unidade de ensino está muito feliz com o trabalho realizado pela gestão da prefeitura. “Eles fizeram a revitalização dos jardins e as crianças plantaram aqui, como também a revitalização do parque infantil. Juntos, produziram toda essa beleza que está na escola e estamos muito felizes de estar com a escola linda e vai beneficiar as crianças”, contou a diretora.