Primeira oficina do Fundo Municipal de Cultura tem início na capital acreana

Com recursos da Prefeitura de Rio Branco, via Fundo Municipal de Cultura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), teve início na última segunda-feira, 3, na Escola Anice Dib Jatene, localizada no bairro Geraldo Fleming, o 1º Curso Básico de Libras para Quadrilheiros.

O projeto, que se encerra no dia 12/03, foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco de 2021, na área de patrimônio, com a intenção de disponibilizar mais conhecimento dentro do movimento junino, além de incluir a comunidade externa. Com os recursos do Fundo foi possível confeccionar um livro didático exclusivo para o projeto.

Janaína Brito, diretora da escola que cedeu o espaço para a realização da oficina, analisa o trabalho realizado no local junto aos fazedores de cultura do movimento junino e a comunidade. “Nós temos já um trabalho de parceria com a Quadrilha Pega Pega, que costuma fazer seus eventos aqui no espaço da escola, além de nos ajudar a organizar o arraial. A comunidade participa bastante dessas ações, tudo que fazemos na escola temos a parceria deles”, destaca Janaína.

O diretor de Políticas Culturais da FGB, Janildo Reis, observa o empenho da fundação para fiscalizar os projetos financiados pelo Fundo Municipal. “A oficina é muito importante para os quadrilheiros e comunidade em geral, além de ter pessoas da própria FGB fiscalizando os recursos provenientes da prefeitura que são aplicados nesses projetos. É muito bom ver pessoas que pela primeira vez fizeram projetos e foram comtempladas, e é muito bom ver essa inclusão deles”, afirma o diretor.