Prefeitura homenageia instituições e pessoas que apoiaram na resolução de desastres naturais em Rio Branco

Major Falcão e prefeito Tião Bocalom entregam a homenagem para a procuradora-geral, Kátia Rejane  (Foto: Dircom)

Como reconhecimento às pessoas e entidades parceiras durantes as ações de resposta e assistência da Coordenaria Municipal de defesa Civil (COMDEC) às famílias atingidas pelos eventos de anormalidade ocorridos no município de Rio Branco no decorrer de 2021, a prefeitura da capital realizou, na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório, um evento para homenagear todos os que contribuíram para mitigar os transtornos ocorridos pelos desastres naturais.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público do estado do Acre (MPAC), Corpo de Bombeiros Militar, Defensoria Pública Estadual, Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa), Secretarias Municipais e voluntários do sistema de Defesa Civil.

Durante o ato solene foram homenageados com certificados os secretários municipais Valtim José (Casa Cicvil), Neiva Tessinnari (Planejamento), o coronel-BM Carlos Batista (comandante do CBMAC), Kátia Rejane Rodrigues (procuradora-geral de Justiça do Acre), Simone Santiago (defensora pública geral), servidores das secretarias SASDH, Seinfra, Segati E Safra, bem como do Depasa e a Secretária de Planejamento do Município de Santa Rosa do Purus, Márcia Maria Souza, que também contribuiu com as ações voluntárias do sistema de Defesa Civil.

A procuradora Kátia Rejane elogiou a iniciativa. “Um momento muito significativo, aonde se faz um balanço das ações, com a importância de cada órgão nos momentos de dificuldade para a população. O Ministério Público se sente muito homenageado neste momento”, enfatizou a procuradora-geral em nomen de todos os membros do MP.

O comandante do Corpo de bombeiros Militar agradeceu a homenagem e, em nome da instituição, ratificou o comprometimento de todos nas ações de resposta e assistência nos eventos de desastres naturais. “A gente recebe isso com muita felicidade. O reconhecimento é muito importante”, disse Carlos Batista, acrescentando que “o CBMAC é uma instituição que está presente em todos os instantes de dificuldades da população”.

O major-BM Claudio Falcão, coordenador municipal de Defesa Civil, fez questão de agradecer a todos que contribuíram para as ações de socorro e resposta. Ele aproveitou para reafirmar compromisso para os desafios trazidos pelo inverno amazônico, que pode ser muito severo nos próximos meses.
“A Defesa Civil, neste momento, é só gratidão. Temos uma gratidão por todos que contribuíram. Queremos deixar um alerta, porque a qualquer momento poderemos precisar novamente”, afirmou o coordenador, acrescentando que a população pode continuar contando com a prestação de serviço da Defesa Civil.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e agradeceu às instituições pelas parcerias. “Essa iniciativa do major Falcão, em reconhecer o trabalho das instituições, secretarias e voluntários é fundamental. Todos trabalharam muito nos momentos mais difíceis vividos pela população em 2021. A melhor coisa é o reconhecimento”, concluiu.