Prefeito Tião Bocalom participa de Workshop do Ministério da Defesa sobre os convênios do Programa Calha Norte no Estado

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou de um workshop, nesta segunda-feira, 6,  promovido pelo Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, em parceria com a Associação. Estiveram presentes também autoridades do estado e prefeitos dos municípios acreanos.

O Programa Calha Norte (PCN) busca auxiliar as cidades com convênios e vistoria de obras no Acre. Ao todo serão vistoriados 49 convênios de 13 municípios que, somados, representam repasses de R$ 29.957.435,00, que incrementam o desenvolvimento social da região. Para o cumprimento dessa atividade, o Programa está trabalhando com 11 equipes, cada qual composta por engenheiros e supervisores, que realizarão as vistorias. Entre os municípios que serão vistoriados estão Acrelândia, Rio Branco e Brasiléia.

O território acreano equivale a cerca de 1,92% do território brasileiro, com 906.876 mil habitantes. O somatório da população dos municípios que terão obras vistoriadas chega a 785.000 habitantes, o que equivale a 86,56% da população do estado, que poderá usufruir de políticas públicas.

Segundo o prefeito e presidente da Associação, Tião Bocalom, o Programa Calha Norte tem atendido com o maior carinho as prefeituras acreanas e vieram ministrar o workshop para sanar as dúvidas que cada um tem, em relação aos convênios. “Os municípios acreanos tem sido bem atendidos pelo Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte. A vinda da equipe é para orientar os prefeitos, ver as dúvidas que eles tem porque muitos convênios que foram assinados a dois, três anos atrás, os recursos que tinham sido colocados na época, nas emendas, no momento não dá para ser executado hoje. Para não perder o recurso, evidentemente que o Programa Calha Norte tem atendido com o maior carinho as prefeituras, sempre tentado entrar em um consenso, fazendo as mudanças que precisam ser feitas para que os projetos sejam executados” disse o prefeito.

De acordo com o general Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte (PCN), o objetivo é que a população se beneficie o mais cedo e da melhor forma possível da obra, com o projeto que foi traçado lá atrás, entre parlamentares e prefeitos, em convênio com o Programa Calha Norte. “Isso representa exatamente a presença do poder legislativo e do poder executivo em nível federal, através do Ministério da Defesa, em que o Programa Calha Norte está inserido, e de forma harmônica com os gestores municipais ou estaduais, trabalhando juntos para entregar para população a política pública”, explicou o general.