Defesa Civil Municipal homenageia pessoas e entidades pelo apoio aos rio-branquenses em situação de emergência

Prefeito Tião Bocalom é um dos homenageados em ato da Defesa Civil Municipal (Foto: Dircom)

A Defesa Civil Municipal realizou nesta quarta-feira, 1, um ato para homenagear pessoas e entidades que prestaram apoio aos cidadãos acreanos em situação de emergência na capital acreana.

O evento ocorreu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) e contou com a participação de várias autoridades, além de representantes de entidades.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, prestigiou o evento e falou sobre a importância desse trabalho desenvolvido pela Defesa Civil, que não mede esforços para ajudar as pessoas, seja durante a seca ou quando ocorre alagações. “Nossa Defesa Civil nunca deu tanto resultado positivo como está acontecendo nessa gestão e eu estou muito feliz com isso. O major Cláudio Falcão e sua equipe de abnegado colaboradores, esses, merecem todas as homenagens”, destacou Bocalom.

O secretário de Infraestrutura e Finanças, Cid Ferreira, foi um dos homenageados. Ele explicou que esse apoio coletivo das instituições públicas é fundamental para socorrer com rapidez todo e qualquer cidadão rio-branquense em vulnerabilidade. “É uma homenagem justa da Defesa Civil, esse órgão dispõe de um efetivo muito pequeno, mas faz um trabalho monstruoso no verão no inverno, dia e noite”, disse Cid.

O vereador N. Lima lembrou que o trabalho da Defesa Civil representa a administração do prefeito Tião Bocalom. “Esse certificado que estou recebendo será lido na Câmara Municipal com a homenagem a todos os parlamentares que atuaram em defesa da população durante a cheia do Acre e nas enxurradas de igarapés na capital este ano”, ponderou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal major Cláudio Falcão observou que as secretarias e as instituições que compõe a gestão municipal tiveram um papel fundamental na remoção de famílias e na devolução de famílias para suas casas durante a cheia dos rios.  “Nós agradecemos imensamente de todo coração todas as secretarias que contribuíram para as ações de socorro, de resposta da Defesa Civil. Não podemos esquecer que o nosso principal incentivador é o refeito Tião Bocalom que deu as condições necessárias para a Defesa Civil realizar o seu trabalho”, pontuou Falcão.

Foram homenageados com certificados os secretários e colaboradores da Saúde, Educação, Safra, RBTrans, SASDH, Seinfra, Sefin, Casa Civil, Zeladoria e Fundação Garibaldi Brasil e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

Artur Neto, que na época da alagação era secretário da Casa Civil, também foi homenageado. Ele participou do evento representando a senadora Mailza Gomes e expressou o abraço e o carinho da senadora aos presentes. Por fim, Neto destacou que a prefeitura, por iniciativa do prefeito Bocalom, construiu módulos habitacionais humanizados e garantiu segurança física e sanitária mesmo em um momento de pico da pandemia da Covid-19, além de segurança alimentar com quatro refeições diárias aos abrigados.