Prefeitura de Rio Branco faz balanço positivo de ações realizadas durante a “Operação Estiagem 2021”

A prefeitura levou água potável a 17 comunidades, beneficiando 2.158 famílias (Foto: Dircom)

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 29, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão, avaliou como positiva a “Operação Estiagem 2021” da Prefeitura de Rio Branco, iniciada em 25 de julho deste ano e tem seu encerramento definido, por decreto, para o dia 30 de novembro.

Durante a operação foram atendidas 17 comunidades beneficiando 2.158 famílias, 8.300 pessoas em um total de 70.000 atendimentos. Foram distribuídos, ainda, 7.550.000 litros de água mineral, própria para o consumo humano. O atendimento ocorria duas vezes por semana, em depósitos (caixas de água), da Prefeitura com capacidade de 5.000 litros cada.

A operação foi executada pela prefeitura, por meio da Defesa Civil com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), órgão responsável pelo contrato. “Esta ação do Município foi de essencial importância para minimizar os impactos da forte seca, uma das mais severas dos últimos anos”, disse Falcão.

“Com essa iniciativa evitou-se contrair doenças oriundas de consumo impróprio de água, diminuir os prejuízos na pisicultura, bacia leiteira e plantações”, comentou Eracides Caetano, secretário da Safra.

Em 2021, a Prefeitura de Rio Branco ampliou o abastecimento de água tratada decorrente da seca de 10 para 17 comunidades, ofertando água de qualidade para dezenas de famílias e pessoas.

O Município iniciará, nos próximos dias, a retirada das caixas d’água que serão acondicionas em galpões da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) para uso emergencial em 2022. A gestão do prefeito Tião Bocalom trabalha para, até o final desse governo, substituir essa modalidade de abastecimento à perfuração de poços nas comunidades, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).