Prefeitura de Rio Branco finaliza reunião temática do Plano Diretor com a população do município

Ana: “Esse primeiro momento de jornada foi muito bom” (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), através da coordenadora do Comitê de Revisão do Plano Diretor, Ana Beatriz Cunha, realizou durante esta semana um processo de interação com a população de Rio Branco, abordando alguns eixos. Na segunda-feira, 22, o eixo ambiental estava em pauta. Na quarta-feira, 24, foi abordado o eixo socioeconômico e cultural e nesta sexta-feira, 26, o eixo sobre infraestrutura.

Segundo a coordenadora, o objetivo das videoconferências, transmitidas pelo site da prefeitura foi interagir com a população e ouvir a opinião da comunidade sobre os três eixos. “Na primeira reunião que foi na segunda-feira dia 22, nós tratamos sobre o meio ambiente e essa foi uma discussão muito rica onde surgiram vários assuntos, desde desmoronamento de terras, queimadas, poluição entre outros apontamentos na área ambiental”, disse Ana Cunha.

Ainda de acordo com Ana, no segundo dia foi tratado o eixo socioeconômico e cultural. “Na segunda reunião, ela ficou um pouco mais ligada sobre a questão do uso do solo. Porque o plano diretor disciplina essa parte do trabalho com a cidade, onde podemos colocar determinado uso na cidade e isso impacta diretamente a economia local. E na última reunião, estamos fazendo o fechamento com o tema infraestrutura que também está ligada a questão do planejamento da cidade”, afirmou Cunha.

A coordenadora falou também sobre o formato para a participação da população. “Nesse formato online é muito diferente a participação popular do que no formato presencial. Nós tivemos que cumprir todos os protocolos sanitários, devido a pandemia da covid-19. A gente reconhece que para esse primeiro momento de jornada foi muito bom, porque foi uma participação qualificada. Tivemos representantes da comunidade, moradores de bairros, doutores da Ufac, professores de instituições de nível superior, representantes de órgãos, entre outros e isso foi muito rico e esperamos que o resultado dessa ação possa se estender”, finalizou Cunha.