Prefeitura de Rio Branco vai implantar o projeto de hortas na unidade de acolhimento Dona Elza

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), através do diretor Fernando Guedes, participou de uma reunião na unidade de acolhimento Dona Elza, no bairro Cidade Nova a pedido do secretário da Safra, Eracides Caetano. O objetivo foi para fazer uma parceria com a unidade e implementar uma horta no local.

O diretor da Safra, Fernando Guedes, falou sobre o projeto da horta na unidade de acolhimento e da parceria com a instituição. “Nós percebemos aqui no local que há um espaço muito bacana para que a gente possa realizar uma horta suspensa. Aqui é um pedido e um sonho da direção do abrigo que sempre quis ter essa horta e ser mais uma atividade recreativa com os internos. É um pedido especial do prefeito Bocalom trabalhar com a alimentação saudável das pessoas e o nosso prefeito sempre trabalhando com responsabilidade, com dignidade e esse é o momento da gente poder trazer algo de novo para essas pessoas que tanto precisam do apoio do poder público”, ressaltou Guedes.

Segundo o gerente da unidade de acolhimento Dona Elza, Gustavo Vasconcelos, a intenção é trazer para os acolhidos uma reintegração familiar. “Nós damos toda uma assistência para eles, documentação para retornarem ao leito familiar. É normal, muitos vêm da zona rural, então têm a noção do cultivo de hortaliças. A horta vai funcionar como uma forma de terapia para eles, uma terapia ocupacional”, disse o gerente.

A secretária em exercício da SASDH, Ana Beatriz Souza, falou sobre a importância do projeto com a horta na unidade de acolhimento. “Se a gente parar para pensar, isso é mais uma atividade para eles, é um crescimento, vai ser um fruto deles. Eles vão cultivar, fazer colheita e vai ter uma atividade entre eles, e iremos fazer uma atividade de escala com a horta. Vai ser muito interessante, algo para se movimentar como atividade”, assegurou Souza.