Secretaria de Saúde anuncia novo esquema vacinal em Rio Branco e ações de saúde levadas à inauguração do Ramal da Cinco Mil neste sábado

Sheila: “O Ministério da Saúde baixou a imunização com a dose de reforço para cinco meses após cinco meses de ter tomado a segunda dose” (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da secretária Sheila Andrade e da chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, concederam na manhã desta sexta-feira, 19, uma entrevista coletiva para falar sobre o novo esquema vacinal, liberado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a secretária da Semsa, Sheila Andrade, as pessoas que tiverem 18 anos ou mais, e estejam dentro do esquema vacinal, imunizadas com a segunda dose há, pelo menos, cinco meses já podem tomar a dose de reforço (3ª dose) a partir deste sábado. “Antes nós estávamos fazendo o esquema vacinal só com 6 meses, após a segunda dose, mas o Ministério da Saúde, através de nota técnica, baixou esse período agora para cinco meses”, disse a secretária.

“A população precisa verificar na carteira de vacinação a data em que tomou o imunizante. Se a segunda dose está com cinco meses de aplicação já pode procurar uma das unidades de saúde ou ir amanhã em uma das redes do Supermercado Araújo e tomar a sua dose de reforço, se você tiver 18 anos ou mais”, salientou Andrade.

MUTIRÃO DE VACINAÇÃO

Será realizado neste sábado, 20, um mutirão de vacinação nas redes de supermercado Araújo e no atacadão das 8h às 20h para atender o maior número de pessoas possível. As Uraps também irão abrir das 8h às 16h.

SAÚDE ITINERANTE NA INAUGURAÇÃO DO RAMAL DA CINCO MIL

A secretária  Sheila Andrade falou ainda sobre a participação da Saúde na inauguração do Ramal da Cinco Mil.

“Nós enquanto setor Saúde levaremos para aquela população diversos serviços de saúde desde testes rápidos à vacina contra a covid-19, que serão a 1ª e 2ª doses e também a dose de reforço. Estaremos ofertando a parte odontologia e oftalmologia”, finalizou a secretária.