Prefeitura de Rio Branco faz homenagem pelo Dia Nacional do Conselheiro Tutelar

Em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado em 18 de novembro, a Prefeitura de Rio Branco, realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma cerimônia de certificação de honra ao mérito, seguida de um café da manhã em homenagem aos conselheiros tutelares e a toda equipe que contribui com o desempenho do trabalho desses profissionais na capital do Acre.

O prefeito Tião Bocalom prestigiou o ato acompanhado dos secretários Cid Ferreira (Seinfra) e Valtim José (Casa Civil). Conforme Valtim José, o papel dos conselheiros tutelares é fundamental e a gestão Bocalom reconhece a importância desse trabalho.

O promotor de justiça da Infância e Juventude, Francisco Maia, também participou do evento. Ele enalteceu o trabalho dos conselheiros. “Eles são os verdadeiros heróis da nossa sociedade e de muitas crianças e adolescentes que têm sido vítimas de risco pessoal e social. Nossos conselheiros estão de parabéns e nós só temos que agradecê-los”, disse Francisco Maia.

O conselheiro José Fábio lembrou que o propósito de cada integrante dos três Conselhos Tutelares na capital é contribuir para que o trabalho seja realizado da melhor forma.

“Estou muito feliz e satisfeito em fazer parte desse grupo tão importante, dos conselheiros de Rio Branco. É uma função muito importante para nossa cidade. Nós desempenhamos um papel muito importante enquanto garantidores de direito e estamos à disposição para garantir que essas violações sejam cessadas”, disse o conselheiro.

A missionária Camila de Castro contou que foi abandonada pela mãe aos dois anos e que o resgate de sua vida se deu por meio do Conselho Tutelar, que zelou por seus direitos até completar a maioridade. “O Conselho Tutelar me acolheu, me protegeu, cuidou e acompanhou a minha vida, minha história, até eu completar os 18 anos de idade”, enfatizou.

Para a professora Francisca Valéria de Holanda, valorizar esse servidor é oferecer, além de um bom resultado, dignidade para crianças e adolescentes. “É uma emoção muito grande porque o conselheiro tutelar ele tem a função de resgatar vidas. São crianças que precisam deles. O conselho tutelar está cada vez mais fortalecido pelo nosso prefeito Tião Bocalom. Ele tem sempre ajudado. Todo o serviço que fazemos é em conjunto com a prefeitura”, explicou Valéria.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou que o Conselho Tutelar é um irmão da gestão, zelador da mesma coisa: a defesa das crianças e dos adolescentes de Rio Branco. O gestor citou o exemplo do resgate de vida da missionária como um modelo dessa luta, e que a sociedade pode continuar contando com a gestão.

“Quando a gente houve um depoimento como esse da Camila, mostra a força do trabalho do Conselho Tutelar e que é possível transformar. O Conselho Tutelar faz isso: transforma a vida das pessoas. A Camila é o exemplo vivo. O Conselho Tutelar é fundamental para que a gente possa fazer pelo menos um pouco de justiça àqueles que estão injustiçados dentro da sociedade”, concluiu Bocalom.

Todos os conselheiros foram agraciados pela prefeitura com um certificado de honra ao mérito como forma de homenagem.