Vice-prefeita e secretária de Planejamento de Rio Branco cumprem agenda em Barcelona

A vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, e a secretária Municipal de Planejamento (Seplan), Neiva Tessinari, participam, de 15 a 18 deste mês de novembro, em Barcelona, na Espanha, da Smart City Expo World Congress 2021, Cidades Inteligentes, que discute as novidades de empresas da Espanha e internacionais relacionadas aos setores de Água, Tratamento de Resíduos, Automação, saúde, dentre outros temas. O evento é promovido e organizado pelo Icities.

A secretária de Planejamento da capital acreana destacou a importância do evento. “A participação do Município de Rio Branco, mais 61 prefeitos e secretários de outros municípios do Brasil é de extrema importância, à medida em que estão sendo apresentados a todos nós modelos e estudos de casos relacionados ao desenvolvimento do programa Cidades Inteligentes”, disse Neiva Tessinari.

Segundo ela, os modelos estabelecidos envolvem o planejamento das cidades. “Importa informar, também, que esses modelos estabelecidos, no qual Barcelona é referência, envolvem a reorganização do planejamento das cidades, pensado de forma prática, econômica e inteligente”, enfatizou.

Planejamento estratégico

“Estivemos reunidos pela parte da manhã, dessa terça-feira, 16, com a equipe internacional da prefeita de Barcelona e ficou bem claro como eles fizeram o planejamento estratégico para tornar a cidade no que ela é hoje. Vale também informar que alguns municípios do Brasil já fizeram esse intercâmbio com Barcelona, já estabeleceram projeto de desenvolvimento inteligente em suas cidades”, salientou a secretária.

Experiências brasileiras

De acordo com Marfisa Galvão, três cidades brasileiras destacam-se na relação com a cidade espanhola.

“Temos três cidades com destaque para isso: Maringá, São José dos Campos e Petrolina, que têm trabalhado essa relação com as ofertas e os estudos de casos. É importante destacar, ainda, que as reuniões com empresários catalães, onde nos foi apresentada uma série de projetos que podem vir a ser financiados em parcerias de PPPs são de fundamental importância, já que é de interesse também dos empresários que a cidade possa ofertar uma qualidade inteligente, o que proporciona a melhoria no turismo, na oferta dos serviços públicos e privados”, frisou.

Segundo Marfisa, isso proporciona um modelo de desenvolvimento e responsabilidade conjunta. “Nós vemos essas agenda muito positivas: a agenda da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que diz respeito a essa reunião com esses empresários catalães e modelos que podem ser agregados ao nosso município, e a agenda que envolve modelos de smart cities, cidades inteligentes, que conta com especialistas do mundo todo”, finalizou a vice-prefeita.