Prefeitura de Rio Branco participa de encerramento de curso no CRAS Sobral

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou na tarde desta sexta-feira, 12, do encerramento do curso de Operador de Caixa que foi oferecido no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Sobral.

O curso foi em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e teve a duração de dois meses. Inicialmente estiveram matriculados trinta jovens e vinte se formaram. Os alunos tiveram a oportunidade de ter atividade prática em supermercados do município, entrega de projetos e período de estágio.

Lauana Lima foi professora durante os meses de curso e comenta que mesmo com pouco tempo, os conteúdos necessários para a construção desses futuros profissionais foram oferecidos. Além de reforçar que essa iniciativa garante para os jovens da comunidade, chances no mercado de trabalho.

“Os alunos aprenderam várias técnicas e vivenciaram as situações no período de estágio. No trabalho final trouxeram soluções de problemáticas nas quais eles puderam observar de perto. É muito importante a iniciativa do curso, favorece e enriquece a comunidade em conteúdo e conhecimento”, pontua a professora.

Os jovens reforçam que a oportunidade é enriquecedora para o currículo e capacita para o mercado de trabalho. A Tairene Maciel lembra que viu no curso a chance de sair de sua zona de conforto e crescer profissionalmente. “Quero deixar uma mensagem e dizer para que não deixem passar as oportunidades. Agarrei esse curso e percebi que posso ir muito além do que imaginei”.

O coordenador do CRAS, Antônio Almeida se alegra em ver que muitos dos alunos matriculados inicialmente estão concluindo e enfatiza que o curso oferecido pela prefeitura afasta muitos jovens das ruas. Ele agradece a gestão por olhar e atender a comunidade mais jovem.

“Nossa comunidade é de jovens carentes. Então vários deles não têm condições de estar pagando um curso ou de se locomover todos os dias ao centro da cidade. O fato da prefeitura abrir essa oportunidade é maravilhoso porque ajuda vários jovens e suas famílias”, disse o coordenador.

A prefeitura municipal está levando para todos os CRAS da capital a chance de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho e Eliana Oliveira, representante da SASDH, finaliza reforçando que a gestão vem trabalhando para trazer essas oportunidades. “Sabemos que os jovens de baixa renda têm mais dificuldades para conseguir bons empregos por não terem capacitação ou experiências. A prefeitura vem trazendo justamente essa chance de agregar o currículo e conseguir uma boa renda. Nosso prefeito Sebastiao Bocalom e nossa secretaria Marfisa Galvão, estão se preocupando com o futuro dos nossos jovens”, finaliza.