Prefeita em exercício de Rio Branco prestigia ato de certificação dos agentes de segurança pública

Solenidade de agentes de segurança certificados (Foto: Dircom)

A prefeita de Rio Branco, em exercício, Marfisa Galvão, participou no final da manhã desta segunda-feira, 8, da cerimonia de certificação dos alunos do curso de formação dos agentes de segurança pública, realizada por meio de parceria entre o Ministério Público do Estado Acre (MPAC) e a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O evento ocorreu no auditório do MPAC e o curso foi desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPAC em parceria com o projeto Acre Pela Vida da Sejusp. Mauricio Pinheiro, secretário adjunto da Segurança Pública, observou que o curso é mais que uma capacitação é também uma troca de experiência.

“O Acre Pela Vida tem uma proposta bem definida; o diálogo com os demais poderes. Desse modo, Estado, Prefeitura e o Ministério Público estão trabalhando com o apoio de outras instituições para fortalecer a rede proteção as nossas crianças e aos adolescentes, bem como ao cidadão de maneira geral”, disse Pinheiro.

O treinamento teve duração de seis meses e abordou com profundidade o tema Criminologia e Proteção Integral da Criança e do Adolescente observou a delegada da Polícia Civil e coordenadora executiva do projeto Acre Pela Vida da Sejusp, Márdhia El-Shawwa.

Conforme a procuradora geral em exercício, Gilcely Evangelista, essa formação foi possível porque o MPAC conta com profissionais que se dedicaram ao máximo, na promoção de diversas agendas que possibilitaram a construção dessa proposta. “Não podemos adiantar agora, mas outras parcerias já estão sendo trabalhadas no âmbito Ministério Público com a segurança pública”, comentou Gilcely Evangelista.

A prefeita em exercício, Marfisa Galvão, ressaltou a integração entre as instituições para a formação dos agentes de segurança pública e o benefício coletivo da capacitação especialmente para a rede proteção à criança e ao adolescente.

“A capacitação profissional deve ser uma constante no setor público para fortalecer os serviços, a prefeitura manifesta parabéns a Segurança Pública e o Ministério Público pelo curso e, de modo especial, a abordagem criteriosa a Criminologia e Proteção Integral da Criança e do Adolescente”, comentou Marfisa.