Feira dos Feirantes ocorrida na Ceasa deixa organizadores satisfeitos com a movimentação

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), promoveu nos dias 28, 29 e 30 de outubro, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) a IV feira em Homenagem ao Dia Nacional do Feirante e o III Encontro de Mulheres da Unisol Brasil.

Foram três dias de evento com uma vasta programação realizada com painéis, debates, exposição de artesanatos, móveis, jardinagem e Agricultura Familiar.

O superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, Fernando Bortolozzo, falou das futuras parcerias. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente favorável sempre fortalecendo a agricultura familiar, o cooperativismo e a economia solidária”, informou Fernando.

De acordo com o secretário da Safra, Eracides Caetano, essas parcerias com vários órgãos como a Embrapa, Incra, Sebrae, Senar, Ministério da Agricultura entre outros, trazem benefícios para os pequenos produtores. “Desenvolver essa produção na região. Essa é a meta da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico e a do prefeito Tião Bocalom”, enfatizou Eracides Caetano.

Leonardo Pinho é o presidente Nacional da Unisol Brasil e falou da importância de prestigiar a 4ª Feira do Feirante. “Buscamos com essa parceria uma sinergia positiva entre o cooperativismo e a economia solidária, o poder público municipal e federal, em prol da agricultura familiar, da agroecologia e da economia solidária no estado”, explicou Leonardo.

Márcio Andrade Madalena é o diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados da secretaria Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Ele disse que participar desse evento e discutir com o Unisol, a superintendência Federal de Agricultura e a secretaria Municipal de Agricultura Familiar, as políticas de cooperativismo e de acesso a mercado é fundamental para enfrentar os desafios. “Nós estamos acompanhando de perto e começamos a entender como está prospectado o trabalho da política pública municipal para a agricultura familiar e o cooperativismo”.

Para o coordenador Estadual da Unisol Acre, Carlos Omar o resultado do primeiro dia de feira foi muito satisfatório para os empreendimentos, as pessoas que participaram depois de um período difícil, de pandemia. “Fico feliz por esse apoio por parte da prefeitura de Rio Branco e a todos os parceiros que nos ajudaram na realização dessa feira. Isso para nós da economia solidária e da Unisol Brasil, é muito gratificante. Só temos que agradecer. Ser gratos por tudo isso. Se Deus quiser vamos dar continuidade a esse trabalho”, informou Carlos Omar.

A senadora Mailza Gomes, participou da abertura da Feira e do III Encontro de Mulheres. Para ela a mulher está sempre presente, principalmente, nas feiras. “Existe a presença muito forte da mulher no artesanato, na produção de alimentos, isso para gente é muito bom, e eu valorizo muito isso. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos àqueles que contribuem, para produção, para que o alimento chegue a nossa mesa, garantindo qualidade de vida aos nossos acreanos e gerando economia dentro do nosso município”, concluiu Mailza.