Prefeito Tião Bocalom participa de jantar e conversa longamente com o prefeito de Glasgow e anfitrião da COP26

Prefeito Tião Bocalom em jantar oferecido pelo prefeito de Glasgow, Lord Phillip Braat (Foto: Dircom)

Na Escócia, onde participa da Conference Of the Parties, sigla da COP26 juntamente com o secretário Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Normando Sales, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom foi recebido, nesta quarta-feira, 03, pelo anfitrião do evento, o Prefeito de Glasgow, Lord Phillip Braat, em um jantar oferecido a todos os participantes.

Em uma longa conversa com Bocalom, Phillip foi extremamente agradável, dando a maior atenção ao gestor. A conversa durou pelo menos 25 minutos no salão principal onde ocorreu o jantar, conforme relato de Normando Sales.

Bocalom aproveitou para presentear o anfitrião com iguarias da Amazônia, fabricadas em Rio Branco, como a castanha do Pará fatiada e a farinha da castanha do Pará. Lord Phillip Braat agradeceu os presentes. “Enquanto estiver nas minhas reuniões, não irei passar fome”, brincou Phillip Braat.

Financiamento de projetos

Numa sessão realizada na parte da manhã, o prefeito participou da apresentação de uma série de iniciativas, como o Projeto Amazônia pelo Clima, implementado pelo ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, e da apresentação de um grupo de trabalho formado por 31 instituições que discutiram a possibilidade de financiamentos para a Amazônia. A discussão foi promovida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento- ABDE.

Hoje aconteceu oficialmente o dia das finanças na COP26, quando os líderes se reuniram para discutir o financiamento climático a longo prazo, assim como para mapear os avanços desde o Acordo de Paris, realizado em 2015. Também nesta quarta-feira o prefeito de Rio Branco fez um pronunciamento sobre a política de meio ambiente e sustentabilidade da capital do Acre.