Prefeitura disponibiliza alguns de seus serviços para a população nos cemitérios de Rio Branco

Quadros e molduras furtados ficaram expostos para que suas famílias os identificassem (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realiza nos cemitérios da capital ações para melhor atender a população neste Dia de Finados, 2 de novembro.

A Semsa disponibilizou enfermeiros para atender quem precisar e a SASDH equipes para orientar pais a não deixarem crianças sozinhas ou trabalhando.

No início da manhã, tradicionalmente, ocorreu a missa campestre no Cemitério São João Batista, um dos mais visitados nesta data, com a presença do secretário da Casa Cívil, Valtim José, secretária de Saúde, Sheila Andrade e diretora da SASDH, Rila Freze.

Vendedores de flores e velas aproveitaram para ganhar uma renda extra com as barracas montadas. Molduras que haviam sido furtadas, e foram recuperadas, estavam a disposição das famílias.

O secretário da Zeladoria, Joabe Lira, destacou as operações que a Secretaria executou nos cemitérios para receber os visitantes.

“Nós passamos a semana inteira nos mobilizando, fazendo os preparativos finais e o prefeito pediu prioridade total para que nós possamos, no Dia de Finados, receber as pessoas de forma aconchegante e que a gente possa disponibilizar o necessário para que tenham o mínimo de conforto na visita dos seus entes queridos. Colocamos água mineral, copo descartável e todos os cuidados em relação a covid-19 com álcool em gel e o uso de máscara. Nós temos hoje 250 pessoas trabalhando nos cemitérios”, disse Lira.

O senador Sérgio Petecão elogiou os serviços realizados pela Prefeitura de Rio Branco. “Quero parabenizar o prefeito, as pessoas que cuidam do cemitério, pois está bem cuidado. Ouvi muita gente elogiando o trabalho da prefeitura”, destacou o senador.

“Eu achei muito interessante, vi muitos trabalhadores da Zeladoria e isso nos anima”, disse a vereadora Lene Petecão.

“Gostaria de agradecer aos administradores daqui e o prefeito, gostei muito dos trabalhos dele para as pessoas que estão visitando os seus entes queridos e a organização está de parabéns”, assegurou a visitante, Marli Nunes.

A prefeita em exercício, Marfisa Galvão, citou a união das Secretarias para oferecer um atendimento humanizado para os visitantes.

“Primeiramente eu queria parabenizar toda a equipe do prefeito Tião Bocalom, pois foram semanas de planejamento para que hoje a Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias da Zeladoria, da Saúde, da SASDH, pudessem oferecer um tratamento mais humanizado para as famílias que visitarem o cemitério. Então isso é ter respeito pelo próximo. E justamente nesse dia 2, quando a gente lembra daquela pessoa que já se foi e faz tanta falta na nossa vida”, finalizou Galvão.