Prefeito de Rio Branco participa de posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na tarde desta quarta-feira, 27, da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no auditório da prefeitura da capital.

Na ocasião, estavam presentes a diretora dos Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, a secretária municipal de Educação (Seme), Nabiha Bestene, o secretário da Casa Civil, Valtim José, o presidente da Câmara dos vereadores, N. Lima, representando a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rebeca de Paula, o promotor do Ministério Público, José Francisco Maia Guedes e demais autoridades.

De acordo com a nova presidente do CMDCA, Sarah Farhat, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão autônomo, deliberativo vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

“É composto paritariamente pelas secretarias dos órgãos da prefeitura, do governo e dos órgãos da sociedade civil. São paritários seis e seis. E a nova gestão é da sociedade civil. Então a gente conta com o apoio nessa gestão da sociedade, para que as políticas voltadas para a área da criança e do adolescente possa funcionar como é de direito”, disse Farhat.

“É um momento de muita importância, porque o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o principal órgão do sistema de garantias da infância e da juventude, pois, é um órgão de controle e que elabora e dita a política pública na municipalidade e essa deliberação é soberano, vinculativo ao gestor e é importante todos os conselheiros compreender bem essa responsabilidade”, afirmou o promotor do Ministério público José Francisco Maia Guedes.

O prefeito Tião Bocalom, falou sobre a dedicação do Conselho Municipal para as Crianças e Adolescentes da capital. “Eu fico feliz, pois, cada vez mais a nossa equipe da Prefeitura de Rio Branco se dedicando aos Direitos da Criança e do Adolescente. A equipe que nós temos hoje está de coração, e ficou definido que o Conselho Municipal e a prefeitura tem assento da metade dos conselheiros. Estou feliz porque foi escolhido a dedo e tenho certeza que este conselho vai dar resultado e vai ajudar muito nas políticas públicas de apoio à Criança e do Adolescente”, assegurou o prefeito.