Prefeito Tião Bocalom visita Casa Rosa Mulher e anuncia investimentos

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do secretário da Casa Civil e Chefe de Gabinete, Valtim José e outros assessores, foram conhecer na manhã desta segunda-feira, 25, o curso de Biojoias oferecido às mulheres assistidas pela Casa Rosa Mulher, que é gerenciado pelo Departamento de Políticas para às Mulheres da SASDH.

O curso que é uma parceria com a secretaria Estadual de Empreendedorismo e o Sebrae foi iniciado na semana passada e terá 40 horas.

As mulheres estão preparando joias para participarem de uma feira que será realizada no início do mês de novembro na capital.

A diretora de Direitos Humanos da SASDH Rila Freze informou que o curso é uma forma de valorizar o ser humano. “Isso aqui é fazer o que o prefeito pede, que a gente cuide de pessoas e aqui as nossas assistidas têm sido cuidadas com carinho, para que elas possam superar suas dificuldades e evoluir. Isso é promover a dignidade humana”, esclareceu Rila.

De acordo com Fred Lima, o chefe do departamento de empreendedorismo da secretaria de Estado de Empreendedorismo, esse curso tem o objetivo de ajudar a comunidade carente. “Essas pessoas querem aprender uma nova profissão e estamos dando e elas essa oportunidade, essa nova atividade”, informou Fred.

Antônio Kleber é o professor e explicou as técnicas que estão sendo repassadas no curso. “Hoje elas estão aprendendo técnicas de lapidação de madeira, acabamento, polimento e técnicas de marchetaria e dobradura de fios para a confecção de brincos, colares e anéis”, explicou o professor.

A Miriam Lopes de Oliveira é uma das alunas do curso e está gostando muito do curso. “Eu nunca tive uma experiência como essa e estou amando. Agora vou ganhar uma renda extra”.

“Esse é um trabalho maravilhoso”, disse o chefe da Casa Civil, Valtim José. “Essa é a primeira vez que eu vejo esse tipo de trabalho e fiquei admirado e o prefeito já autorizou um levantamento dos materiais para fortalecer esse trabalho”, conclui o secretário.

A gerente do Departamento de Políticas Públicas para às Mulheres e responsável pela Casa Rosa Mulher, Cristina Maia, disse que a expectativa para a feira é das melhores. “A iniciativa da prefeitura, através do prefeito Tião Bocalom com a secretária da SASDH, Marfisa Galvão tem sido de grande valia e as mulheres tem agradecido muito”, disse Cristina.

O prefeito Tião Bocalom sempre diz que o ser humano precisa ser valorizado. “Dinheiro não cai do céu e isso aqui é apresentar uma alternativa de renda para essas mulheres. O que a gente vê aqui é esse estímulo dado a elas, através da secretaria Municipal de Assistência Social, para fazer com que busquem uma renda extra. O mais importante é que elas aprendam algumas atividades. Inclusive já autorizei a compra imediata dos equipamentos necessários de que elas precisam porque temos que dar condições para que continuem seu trabalho”, finalizou Bocalom.