Prefeitura de Rio Branco realiza ação de saúde itinerante no ramal Panorama e intensifica vacinação na zona rural

Prefeitura leva Ação de Saúde aos moradores do ramal Panorama (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou neste sábado, 23, uma ação de saúde no Areal 2 Irmãos, localizado no ramal do Panorama e aproveitou para intensificar a vacinação dos moradores na zona rural do município.

A presidente da Associação dos Moradores do ramal Juraci, Luci Lima, falou que ações como essa são muito importantes, devido à dificuldade que eles têm em chegar até uma Urap na cidade. “Para nós moradores é muito importante uma ação dessas. Com pouco tempo de gestão essa ação já está acontecendo. Quero agradecer o prefeito da nossa cidade e dizer que estamos muito felizes”, enfatizou Lima.

Segundo Larisse Silva, moradora da região, essa ação de saúde é fundamental para a comunidade. “Eu por exemplo, estou com um exame para apresentar ao médico e teria que marcar a consulta para outra semana e essa foi uma oportunidade boa de vir, fazer tudo o que tem para fazer. Acho muito importante”, afirmou a moradora.

De acordo com a secretária da Semsa, Sheila Andrade, a ação faz parte da programação do Outubro Rosa.
“Nós escolhemos o Panorama para realizar essa ação, com atendimentos médicos, aferição de pressão, distribuição de medicamentos, odontólogo. Estamos realizando também testes de glicemia, testes rápidos de HIV e Sífilis. Trouxemos todas as nossas atividades em alusão ao Outubro Rosa. Já fizemos, inclusive, palestras específicas para as mulheres”, ressaltou a secretária.

Uma equipe de profissionais da saúde realizou 24 coletas de PCCU, 88 testes rápidos e 12 visitas domiciliares no mutirão. Moradores das zonas urbana e rural foram beneficiadas.

Vacinação na zona rural

E dando continuidade a vacinação da população contra a gripe e a covid-19, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Divisão de Saúde na Comunidade, realizou nos dias 18, 20 e 22 de outubro um mutirão de vacinação na zona rural do município.

Foram visitados 9 ramais em pontos estratégicos. No mutirão foram aplicadas 417 doses de vacinas, sendo 175 doses de Influenza, 230 doses para a covid-19 e 12 doses de reforço também de covid-19.

“O prefeito Tião Bocalom, valoriza muito as pessoas, a população que está na zona rural. Então nós intensificamos essa vacinação, aqui na zona rural. Nesses 3 dias realizamos a vacinação em 9 ramais”, enfatizou Sheila Andrade.

Ainda de acordo com a secretária, a vacinação na zona rural irá continuar em novembro. ”Qualquer pessoa que se imuniza contra a covid-19 é muito importante para todos da saúde. É uma pessoa a menos que possa a vir a adoecer. Nós vamos continuar com essa intensificação na zona rural a partir do mês novembro e nós vamos alcançar toda a população da zona rural com a imunização contra o coronavírus”, assegurou Andrade.