Prefeitura de Rio Branco comemora o Dia do Gari com corrida de rua e sorteio de prêmios

Prefeito Tião Bocalom e senadora Mailza Gomes na homenagem aos garis e margaridas (Foto: Dircom)

Os garis e margaridas do município de Rio Branco tiveram uma manhã especial e diferente neste sábado, 23, Dia do Gari.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), fez homenagens a esses bravos trabalhadores, que se dedicam todos os dias na manutenção da cidade limpa.

Além da corrida de quatro quilômetros, com largada na Ceasa e chegada na sede da Zeladoria, o evento contou com o sorteio de diversos brindes que foram oferecidos por parceiros da secretaria para ser sorteado entre os garis.

Corrida do Gari

Na modalidade feminina, a vencedora foi Bruna Cavalcante da Costa, ex-funcionária do Via Verde Shopping, segue os passos da mãe e trabalha como Margarida. Ela recebeu troféu, medalhas e um prêmio bônus.

“Sou feliz com o que faço. Quanto a corrida eu nunca tinha praticado e por um momento pensei em desistir, cansei, mas um colega que corria ao meu lado disse: ‘Não pare, você pode vencer. Insisti e graças a Deus deu certo, estou feliz”, disse a jovem.

Os agentes de limpeza, Ismael Carlos da Silva Souza e Lucas Nascimento, venceram as duas categorias masculina. Eles receberam troféus, medalhas e bônus.

Lucas disse que nunca havia praticado corrida de rua, e que sua esposa foi quem o incentivou a fazer a inscrição e o encorajou para a vitória.

Joabe Lira, secretário da SMZC, lembrou que os garis são servidores que merecem todas as homenagens.

“Esses profissionais da família Zeladoria começam a trabalhar muito cedo, ainda enquanto dormimos, para encontrarmos ruas e praça limpas logo pela manhã. É um trabalho árduo e de grande importância e que, às vezes, não tem o devido reconhecimento. Aqui nós os tratamos com humanização e respeito, por isso formamos uma grande família”, destacou Lira.

O secretário acrescentou ainda que há três anos a Corrida do Gari tinha deixado de ser realizada na capital e que o prefeito Bocalom autorizou a realização. A gestão tem o compromisso de realizar a comemoração da data, como forma de reconhecimento a esses bravos servidores do município.

O prefeito Tião Bocalom destacou a importância dos garis para a cidade e ressaltou que para estes servidores não importa, na chuva ou no sol eles estão nas vias públicas varrendo, coletando resíduos, fazendo a capina, roçagem, cuidando dos jardins e tantas outras atividades.

“Vejo aqui uma família unida da Zeladoria, família que até pouco tempo atrás, não passava de dez equipes e agora está com 21 equipes. São mais de 900 trabalhadores cuidando da nossa cidade, fazendo Rio Branco se transformar numa cidade mais bonita no quesito limpeza. Parabéns aos garis, parabéns a todos esses profissionais. Que continuem assim, fazendo seu trabalho que é um orgulho para nossa gestão”, enfatizou Bocalom.

A senadora Mailza Gomes também parabenizou os garis e reforçou o comprometimento do prefeito com os agentes de limpeza.

“Todos estão de parabéns. Quero dizer ao prefeito Tião Bocalom e aos trabalhadores da Zeladoria em geral, que aloquei R$ 4 milhões para construção de uma nova sede da Secretaria. Para mim é uma satisfação poder usar meu mandato para ajudar a desenvolver a cidade de Rio Branco”, completou Mailza.

O evento foi muito prestigiado. Além da senadora Mailza Gomes, participaram os secretários municipais, Valtim José (Casa Civil), Nabiha Bestene (Educação), Sheila Andrade (Saúde), Eracides Caetano (Safra), Cid Ferreira (Sefins), José Assis (Emurb) e Pedro Aragão (FGB), deputado Neném Almeida, representando a Assembleia Legislativa, os vereadores Lene Petecão, Samir Bestene, Fabio Araújo, Francisco Piaba, Antônio Morais, Rutênio Sá e Joaquim Florêncio, além de garis e margaridas e seus familiares.