Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visita Centro de Equoterapia no ramal Santa Maria

Prefeito Bocalom em visita ao Centro de Equoterapia, apoiado pelo Município (Foto: Dircom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou na tarde dessa quinta-feira, 21, o Centro de Equoterapia que fica no ramal Santa Maria, estrada AC 40, que dá acesso ao município de Senador Guiomard. O convite ao prefeito foi para conhecer de perto o trabalho realizado no local e garantir a permanência da parceria.

O Centro é dirigido pela presidente da Associação de Equoterapia do Acre, Cristina Andrade, e pelo vice-presidente, Marcelo Rodrigues Cordeiro. O local atende 16 crianças do Mundo Azul, tem três animais para trabalhar e uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco com um investimento de 3 mil reais que servem para compra da alimentação dos animais e manter o espaço.

O vice-presidente Marcelo Rodrigues explicou como são realizados os atendimentos no Centro. “As crianças que são atendidas aqui fazem um cadastro no Mundo Azul no qual são acompanhados por uma equipe de profissionais (psicólogo e fisioterapeuta) e os equitadores que são responsáveis pela condução dos cavalos”, explicou Marcelo. Ainda de acordo com o vice-presidente, é o médico quem indica esse tratamento e encaminha para a Equoterapia.

Marcelo ressaltou a importância da visita do prefeito ao local. “Essa visita é gloriosa porque a gente tem buscado e a prefeitura não tem falhado com o Mundo Azul, e o prefeito Tião Bocalom tem nos ajudado bastante e procurado atender as demandas do centro”, disse.

A psicóloga Kátia Freitas trabalha com as crianças e explicou os tipos de serviços oferecidos. “A Equoterapia é um trabalho que está junto com a educação e a saúde. Essa prática traz muitos benefícios pra a criança e a gente tem visto isso ao longo do tempo, além da interação social, relação de emoções e afetividade com os animais”, enfatizou.

Daniel de Oliveira é pai de uma das crianças atendidas no Centro de Equoterapia e já percebeu o desenvolvimento da filha que faz tratamento no local. Segundo ele a filha, logo que nasceu, era muita parada e com o tratamento pela Equoterapia tem melhorado bastante, principalmente os movimentos. “A equipe aqui é excelente, bem dedicada e o trabalho deles aqui é muito importante”, informou Daniel.

Para o prefeito Tião Bocalom, o Centro é uma máquina muito grande de serviços e que ajuda a sociedade. “As demandas são muito grandes e esse trabalho feito pelo Mundo Azul, com as mais de 600 crianças em Rio Branco é muito importante. A prefeitura tem feito o que pode e o mais gostoso é vir pessoalmente a esse local e ver a dedicação, de forma espontânea e sem pedir nada em troca. Estou muito feliz em vir aqui e conhecer esse trabalho. A prefeitura tem feito uma parceria, e nós entendemos que essa parceria precisa ser ampliada, tem diversas coisas para serem feitas, ajeitadas, para dar condições ao Centro de ampliar o atendimento”, concluiu Bocalom.