Prefeitura de Rio Branco vai implantar o projeto “Hortas e Fazendinhas nas Escolas”

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou de uma reunião, na manhã dessa quarta-feira, 20, com os diretores da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra). O encontro ocorreu na secretaria de Educação, localizada no bairro Bosque.

O objetivo foi mostrar o projeto da psicopedagoga, Marilu Aguilar, que tem como finalidade colocar à disposição das escolas ferramentas pedagógicas como as hortas orgânicas e sustentáveis.

“Estamos selecionando escolas de acordo com as condições. Esta horta vai ajudar e servir como uma estratégia metodológica para os professores,  uma ferramenta para ensinar valores, estimular a alimentação saudável e contribuir na merenda escolar”, disse Aguilar.

Segundo a coordenadora municipal da Educação Ambiental, Sueli França, esse projeto para a educação é muito importante para todos que trabalham com o ensino-aprendizagem das crianças do ensino fundamental I.

“Dentro dessa temática das hortas escolares, nós vamos poder trabalhar a questão da educação ambiental, como o consumo consciente, a preservação do meio ambiente, a segurança alimentar. E com isso, a gente pretende levar a comunidade do entorno para a escola, pois é muito importante a participação de todos”, afirmou a coordenadora.

De acordo com o diretor da Safra, Fernando Guedes, a visita a Seme foi um pedido do Prefeito Tião Bocalom que tem tido a preocupação com a educação alimentar das crianças do município e que tem um sonho antigo de criar esse projeto “Hortas e Fazendinhas nas Escolas”, para incentivar o cultivo de hortaliças nas escolas de Rio Branco.

”O projeto piloto será em uma escola do Manoel Julião e irá atender também outras regionais da capital. É uma forma de podermos incentivar nossas crianças, com a educação alimentar, e futuramente estar preparando essas crianças para o mercado de trabalho”, assegurou o diretor.

Fernando Guedes disse ainda que se sente muito feliz em fazer parte dessa gestão compartilhada e preocupada com o bem estar da população. “A gestão Tião Bocalom sempre visa o bem-estar da população e que a gente consiga fazer a economia do município girar”, concluiu.