Prefeitura de Rio Branco promove testagem para Sífilis e outras ISTs na Chácara Aliança na capital

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 21, testagem para sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com os imigrantes da Chácara Aliança, pela Campanha Nacional de Combate à Sífilis 2021.

Participaram das atividades a secretária de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas, Ana Paula, e a equipe da coordenadoria de Vigilância em Saúde, com técnicos, biomédicos, biólogos, médicos e enfermeiros.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível curável, causada por uma bactéria. Ela pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2020, a cada 100 mil habitantes, 54,5 pessoas testaram positivo para sífilis adquirida. “Por isso, com intuito de alertar sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce da IST, a Prefeitura de Rio Branco realiza ações pontuais com a Campanha Nacional de Combate à Sífilis” explicou, Aldelice Ferreira, responsável pela Área Técnica da Sífilis no município.