Secretaria Municipal de Saúde realiza ação em alusão a Campanha Nacional de Combate à Sífilis

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com um cronograma pela Campanha Nacional de Combate à Sífilis 2021, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal do Acre. Participaram da sessão de abertura a secretária de saúde, Sheila Andrade, a equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a equipe Diretoria de Assistência a Saúde, o presidente do sindicato dos camelôs e feirantes e ONG Amar.

As atividades iniciaram nessa terça-feira, 19, no centro de Rio Branco, com ações de educação e promoção da saúde e testagem para ISTs. Durante todo o dia foram realizados 131 teste de Sífilis, HIV, Hepatite B e C. Desses, 10 foram positivos para sífilis, 01 para HIV e 01 para Hepatite C.

A campanha tem por objetivo sensibilizar a população através dos meios de comunicação, incentivando para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Sífilis Adquirida, Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita.

No Município de Rio Branco no ano de 2020, foram notificados 509 casos de sífilis adquirida, 245 casos de sífilis em gestantes, e 35 casos de sífilis congênita. Em 2021 até o segundo quadrimestre foram notificados 480 casos de sífilis adquirida, 222 casos de sífilis em gestantes e 31 casos de sífilis congênita.

“O objetivo da campanha é levar informação sobre a infeção, diagnostico, tratamento e sensibilizar a população para a prevenção da Sífilis e outras ISTs. Convidamos a população para procurar as Unidades de Saúde para realizar o teste rápido, pois a Sífilis tem cura e o tratamento é ofertado pelo SUS na Rede de Atenção a Saúde”, comentou, Aldelice Ferreira, responsável pela Área Técnicas da Sífilis no município.

Sobre a Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Outubro é um mês dedicado a Mobilização Nacional de Combate àSífilis. Este ano de 2021 o slogan da campanha é: Proteja seu futuro e o futuro dos seus filhos #Faça o teste de sífilis.