Prefeito de Rio Branco recebe visita do secretário Executivo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu, em seu gabinete, na tarde dessa sexta-feira, 15, a visita do secretário Executivo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Lucas Pinheiro. O objetivo da visita ao Acre, é capacitar os atores do Sistema de Garantia da Criança e do Adolescente em relação aos fundos da criança e do adolescente.

Estavam presentes na reunião, o secretário da Casa Civil Valtim José, o assessor especial parlamentar, Helder Paiva, a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sarah Farhat.

O secretário Nacional ressaltou que Rio Branco é um dos municípios que estão regularizados para receber recursos oriundo de ações do Imposto de Renda, o que, segundo ele, não é realidade para a maioria dos municípios do estado. “Nós viemos aqui para trabalhar para que esses municípios que  não são contemplados também possam ser beneficiados”, enfatizou Lucas Pinheiro.

Ainda de acordo com o secretário, os recursos já estão à disposição dos municípios, no entanto não recebem exatamente porque tem alguma inconsistência cadastral. Lucas Pinheiro agradeceu a receptividade do prefeito Tião Bocalom e presidente da Associação dos Municípios do Acre. “O prefeito nos recebeu muito bem, aqui na prefeitura, o que eu agradeço. Também relatei a ele que visitamos algumas unidades do Conselho Tutelar que é de responsabilidade do município, em que as estruturas desses conselhos estão exemplares e parabenizamos a prefeitura”.

O prefeito Tião Bocalom falou da importância da capacitação para que os municípios também passem a receber recursos. “O Lucas trouxe excelentes notícias e vai ajudar a capacitar também gestores da área do Conselho da Criança e do Adolescente, não só de Rio Branco, mas também de outros 17 municípios que estão com problemas para receber esses recursos. Então isso é muito importante, é muito bom quando a gente recebe a visita de alguém lá de Brasília”, concluiu Bocalom.