Prefeito de Rio Branco participa do encontro dos núcleos de indústrias do setor moveleiro

O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta quinta-feira, 14, da abertura do Encontro dos Núcleos de Indústrias do Setor Moveleiro do Estado do Acre. Na ocasião, estava presente o secretário municipal da Casa Civil, Valtim José, e a secretária municipal de Educação, professora Nabiha Bestene. A solenidade ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), com uma amostra do mobiliário produzido por industrias locais.

O evento, faz parte do protagonismo empresarial do Sebrae, em uma parceria entre o Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis) com o apoio do Governo do Estado. Os representantes dos polos moveleiros de Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Rio Branco participaram do evento.

Segundo o presidente do Sindmóveis, Augusto Nepomuceno, o encontro dos núcleos das indústrias moveleiras é uma economia tanto para o município, quanto para o Estado. “Um produto desse em madeira demora entre três e quatro anos para pedir. Não estou radicalizando os outros imobiliários, mas o nosso produto é diferenciado”, disse Nepomuceno.

Marcos Lameira, superintendente do Sebrae/Ac, falou sobre o acompanhamento que a instituição faz dentro do programa de protagonismo. “É um programa pioneiro desenvolvido no Acre, onde participa não somente a Fieac através do setor moveleiro, mas também a Federação da Agricultura fortalecendo o agronegócio e a Federação das Ações Sociais que levam também solução aos pequenos empresários que estão distribuídos no nosso Estado”, afirmou Lameira.

De acordo com o presidente da Fieac, José Adriano, atualmente existem vários modelos que incluem móveis para a educação municipal e estadual. “Nós também estamos disponibilizando proposta de móveis para a saúde e isso também inclui a proposta de compra organizada para que esses recursos do estado e dos municípios se mantenham dentro dos municípios. Por isso esse encontro, para organizar esse setor no Estado como um todo”, assegurou o presidente.

A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, falou sobre a importância desse evento. “Como nós vamos construir mais creches ano que vem com a administração do prefeito Bocalom, a gente pretende ter todos os moveis, inclusive de creche, daqui da nossa região”, disse a secretária.

O prefeito Tião Bocalom disse que seu projeto político sempre foi o incentivo à produção. “O nosso projeto sempre foi produzir para empregar, para que possamos substituir a importação daquilo que a gente compra de fora. E se os mobiliários que nós precisamos para a prefeitura, podem ser feitos com matéria prima local, feita com mão de obra local, nós iremos correr atrás para poder fazer”, reiterou o prefeito.

“O setor aonde ele gera emprego, gera renda e o dinheiro fica aqui no Estado, nós estamos e as prefeituras também fazem uma ação, para que o Estado possa regularizar o que precisa ser regularizado e poder comprar tudo aquilo que for produzido aqui”, disse o governador do Estado, Gladson Cameli.