Prefeitura participa de evento com Defensoria Pública Estadual em alusão ao Dia do Idoso

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), participou na manhã desta sexta-feira, 8, no Centro Cultural Lydia Hammes, com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC), de uma ação em alusão ao Dia do Idoso.

No evento, estiveram presentes o presidente da FGB, Pedro Aragão, a Defensora Pública Geral do Estado, Simone Santiago, o coordenador do núcleo de cidadania da defensoria, Celso Araújo, a Drª Cleide Rebouças, do Departamento de Humanização da Sesacre e a coordenadora da Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco (AMIRB), Raimunda Antunes.

O evento contou com a ação Defensoria Ao Seu Lado, que leva atendimento jurídico às comunidades. Além desse serviço, foram ofertados para a comunidade idosa presente alimentação, atendimento médico, vacinação e testes contra a covid-19, roda de conversa ministrada pela Drª Cleide Rebouças, do departamento de humanização da Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), e realização de apresentação musical com os próprios idosos.

O Defensor Público e coordenador do núcleo da cidadania, Celso Araújo, é um dos responsáveis por organizar a ação e aproveitou para comentar o objetivo da atividade e falar sobre trabalhos junto à prefeitura. “O objetivo dessa atividade é levar cidadania e dignidade aos idosos. São pessoas que lutaram tanto pelo crescimento, pelo fortalecimento do país, então nada mais justo que realizar uma atividade em alusão aos mesmos. A gente está com o apoio do município de Rio Branco em outras atividades, estamos desenvolvendo o projeto Rhuamm que é destinado às crianças vítimas de violência, assinamos também um termo de cooperação com o município, então a prefeitura está dando total suporte para o desenvolvimento desses projetos”, explica o Celso.

A coordenadora da Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco (AMIRB), Raimunda Antunes, parou para comentar a respeito da importância do trabalho realizado com os idosos da associação. “Esse trabalho é de fundamental importância porque vemos aqui os idosos como protagonistas. Eles vão sair daqui mais fortalecidos voltando para suas famílias, para nós isso significa um fortalecimento das políticas voltadas para a pessoa idosa”, ressalta.

Já o presidente da FGB, Pedro Aragão, destacou a importância das parcerias como a vista nessa ação. “Hoje a prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e do Centro Cultural Lydia Hammes, teve a honra de estar abraçando um projeto da Defensoria Pública Estadual, um projeto voltado para as políticas públicas aos idosos. O Centro Lydia Hammes está situado num bairro histórico de Rio Branco, na área da Baixada da Sobral, temos ali um espaço que pode ser utilizado por todas a instituições que assim desejarem, que tenham este tipo de trabalho para a comunidade. São parcerias como a de hoje, entre os poderes judiciário estadual e executivo municipal, que nós conseguimos chegar nas comunidades com o que elas realmente necessitam, que é a presença do poder público”, finaliza Aragão.