Prefeitura de Rio Branco lança campanha “Outubro Rosa” para sensibilizar sobre o câncer de mama

A campanha terá roda de conversa e atendimentos na área de saúde (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou na manhã desta sexta-feira, 1º, no CAD Imagem, do bairro 15, no Segundo Distrito, a campanha “Outubro Rosa”, que consiste na conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O ato contou com as presenças da vice-prefeita Marfisa Galvão, da secretária de saúde Sheila Andrade, diretores de unidades de saúde e usuários do sistema SUS.

Durante todo dia os profissionais de saúde realizarão diversas atividades, entre as quais verificação de pressão arterial, mamografia, raio-x, agendamento PCCU, testes rápidos, consultas de enfermagem, vacinas de rotina e regularização do cartão Bolsa Família.

Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde destacou que a campanha incluirá rodas de conversas, e atendimentos similares ocorrerão em toda a  rede municipal de saúde.

“A gestão do prefeito Tião Bocalom é voltada para cuidar de gente. E é isso que nós estamos fazendo, trabalhando para alcançar o maior número de pessoas usuárias do SUS em todas as regionais de Rio Branco”, ponderou Sheila.

Dona Francisca das Graças, moradora do bairro Esperança, foi uma das pessoas atendidas e fez a mamografia. “Obrigado a equipe da Semsa pelo atendimento. Fui muito bem recepcionada e agora vou realizar a o exame com tranquilidade. É uma trabalho importante, sabe?”, ressaltou.

“O diagnóstico precoce permite a cura da doença. Mulheres com idade acima de 35 anos, com histórico da doença na família, devem realizar o exame de mama importante para a prevenção”, disse Marfisa.