Prefeitura lança campanha de vacinação da 3ª dose da vacina contra covid-19 para profissionais da saúde em Rio Branco

Dose de reforço é iniciada aos profissionais de saúde (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou na manhã desta quinta-feira, 30, na Urap Maria Barroso, a campanha de vacinação da terceira dose contra a covid-19 para os profissionais de saúde da capital. Estiveram presentes o prefeito Tião Bocalom, o senador Sérgio Petecão e a secretária Municipal de Saúde (Semsa), Sheila Andrade.

Segundo a secretária, além da vacinação dos servidores da saúde habilitados para tomar a dose de reforço, o público, a partir de 60 anos, também já pode usufruir do benefício. “Ontem nós tivemos a felicidade de receber a nota técnica do Ministério da Saúde que nos autorizou a baixar a faixa etária de 70 para 60 anos. Então, a partir desta sexta-feira, quem estiver com a sua primeira e segunda doses já completa, há seis meses, já pode tomar a sua dose de reforço em qualquer uma das nossas unidades de atendimento”, explica.

A secretária ainda aproveitou para explicar o caso dos imunossuprimidos, que possuem um intervalo entre doses diferente dos demais. “Os imunossuprimidos são diferentes. Os que têm 60 anos a partir de 28 dias após a segunda dose, podem procurar as unidades pra tomar a dose de reforço”, enfatiza Sheila.

A prefeitura estará vacinando os profissionais de saúde do município em todas as Uraps que compõem o sistema da capital. Eles deverão procurar, a partir de hoje, as unidades para tomarem a sua dose de reforço, sempre respeitando o esquema vacinal de seis meses após a segunda dose da vacina contra a covid-19.

O senador Sérgio Petecão aproveitou para expressar seus sentimentos em relação ao evento e ao trabalho realizado pela prefeitura. “Pra mim é motivo de muita alegria, de muita satisfação, saber que o nosso povo já está tendo a oportunidade de tomar a terceira dose, que chamamos de dose de reforço. Então, eu fiz questão de vir aqui para expressar meu sentimento de gratidão ao prefeito, a sua equipe e a secretária de saúde. Isso é muito legal, estou muito feliz”, afirma o senador.

O prefeito Tião Bocalom conversou com os cidadãos presentes no local, cumprimentou servidores da unidade de saúde e falou sobre a importância da vacinação, além de expressar sua felicidade no momento. “Eu como prefeito, tenho certeza que o governador também, toda nossa equipe da saúde do estado, do município, todos nós que sabemos o quanto é importante essa vacinação. Então agora já podendo fazer a vacinação nos profissionais de saúde é muito importante, e eu estou muito feliz com isso pois sei que estamos salvando vidas”, conclui.