Prefeitura de Rio Branco celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizou na manhã de sábado, 25, no
Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), uma ação muito significativa para Celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico que foi comemorado dia 22 de
Setembro.

Estavam presentes equipes da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

O evento foi idealizado pelo Departamento de Promoção dos Direitos, da equipe de Direitos Humanos (SASDH), executado por meio da equipe de Esporte da FGB, com apoio e participação da Semsa e Paratletas que representaram o estado do Acre nas Paralimpíadas.

Os paratletas representaram o Acre na competição nacional realizada este mês de setembro, em São Paulo, ganhando troféus e medalhas.

O objetivo foi estimular a participação dessas pessoas com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, como também valorizar a atuação dos atletas e levar apoio a equipe campeã.

Para Rila Freeze, diretora de Direitos Humanos da SASDH esse tipo de atividade é muito importante, pois valoriza a pessoa humana promovendo políticas públicas de inclusão. “O nosso objetivo é trabalhar para que às políticas públicas aconteçam de fato para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e as pessoas com deficiência precisam de um olhar diferenciado com equidade”, enfatizou.

“No mês de setembro foi comemorado o dia da luta da pessoa com deficiência, o dia do atleta paralímpico, dia do surdo, dia do intérprete de libras e essa foi a nossa ação para fechar esse mês. Hoje encerramos com alusão ao dia do atleta paralímpico e nesse sentido chamamos a atenção da sociedade e do poder público para incluir essas pessoas no esporte e no lazer’, informou Rebeca de Paula, gerente do Departamento de Promoção dos Direitos.