Prefeitura de Rio Branco antecipa segunda dose da Pfizer para 21 dias

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou nesta segunda-feira, 27, a antecipação da segunda dose da vacina Pfizer a partir desta terça-feira, 28, para o intervalo mínimo de 21 dias.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, aponta que os principais motivos para a decisão de antecipar a segunda dose da Pfizer, foi por conta do alto estoque de vacinas e seus prazos de vencimento. “Rio Branco, e consequentemente o estado, recebeu um quantitativo de doses grande de Pfizer, e essa vacina tem um prazo para vencer, para usar, então decidiu-se em reunião junto ao estado e área técnica, antecipar pra 21 dias. Com isso nós vamos ter a população com uma cobertura maior de vacina com segunda dose”, afirma Socorro.

Ainda segundo a coordenadora, a expectativa é de que essa antecipação alcance em torno de 10 mil pessoas já nos próximos dias. Além disso, ela afirma que a porcentagem de primeira dose já alcançou 82% dos rio-branquenses, enquanto as pessoas com segunda dose, ou dose única, estão em torno de 50%, podendo chegar a 70% com a antecipação da segunda dose.

Socorro garante que o município possui doses suficientes de vacina para todo o público que estará apto nesse período de antecipação, mas chama atenção para o público que ainda não se vacinou. “Ainda temos em torno de 50 mil pessoas para serem vacinadas com primeira dose, então nós temos disponibilizadas essa vacina em nosso estoque e estamos chamando essa população, que não fizeram nem a primeira dose a irem a uma unidade de saúde para fazer sua imunização”, completa.