Prefeitura trabalha nos preparativos para o reinício das atividades presenciais na rede municipal de ensino

23A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Educação (Seme), trabalha nos preparativos para o reinício das atividades presenciais na rede municipal de ensino.

O retorno ocorrerá a partir de 18 de outubro ainda de forma gradual e escalonada, em 3 etapas, de acordo com o Decreto Estadual nº 7.225 de 05/11/2020.

Conforme planejamento da SEME, esse retorno ocorre em 3 fases:

Primeira fase – Inicia-se no dia 18 de outubro de 2021 com retomada de 1/3 dos alunos das turmas do 5º ano e EJA do Ensino Fundamental e no dia 25 de outubro, retornam também com 1/3 das crianças das turmas do pré-escolar II.

Segunda fase – Inicia-se no dia 08 de novembro de 2021 com a retomada de 1/3 dos alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. No dia 16 de novembro de 2021 ocorrerá a retomada de 1/3 dos alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, e em 22 de novembro de 2021 retornam 1/3 das crianças das turmas de pré-escolar I e creches.

Terceira fase – Inicia-se em 20 de dezembro com a ampliação do número de crianças e alunos em todas as turmas para 50%.

Todas as instituições educativas da rede municipal de ensino de Rio Branco estão elaborando um Plano de Retorno às atividades presenciais de acordo com as orientações indicadas pelo Conselho Municipal de Educação – CME e pelo Comitê de Retorno da secretaria Municipal de Educação (Seme) em consonância com o Decreto estadual nº 7.225/2020.

Com essa retomada parcial das atividades presenciais, o ensino será implementado de forma híbrida, havendo, portanto, aulas presenciais e atividades não presenciais. Para as aulas presenciais, as escolas organizarão um sistema de rodízio, procurando atender primeiramente os alunos com maiores necessidades de aprendizagem.

“As atividades não presenciais (remota) continuarão ocorrendo com a implementação de atividades impressas, livro didático, vídeo aulas, atividades publicadas no Portal da Escola da prefeitura de Rio Branco, plataformas de videoconferência, dentre outros recursos”, explicou Nabiha Bestene, secretária Municipal de Educação.