Prefeitura de Rio Branco promove curso de Atuária para servidores do RBPrev

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (RBPrev), apresentará nesta terça-feira, 21, a reavaliação atuarial de 2021. O ato será no auditório do SEBRAE e tem início marcado para as 8h.

Atuária é ciência que se dedica ao estudo do atuário, da aplicação dos cálculos matemáticos, pesquisa e análise das estatísticas, para determinar seguros ou fundos de pensão.

Curso

Nesta segunda-feira, 20, servidores do RBPrev participaram do Curso Básico – Atuária para não atuários, ministrado pelo atuário Thiago Silveira, diretor-técnico atuarial da empresa INOVE.

O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas.

Silveira falou sobre o curso. “Esse curso é para a gente tentar trazer para quem não conhece de atuária, que é um ramo muito complexo e que envolve diversas disciplinas. A gente tenta mostrar o máximo da teoria aplicado à prática”, enfatizou.

O diretor-presidente do instituto, Osvaldo Santiago, falou do objetivo do curso. “O objetivo é mostrar para os nossos conselheiros, primeiro, como está a situação financeira do RBPrev, e, segundo, capacitar mais ainda o nosso pessoal, para que possa entender o que é um exercício financeiro, um exercício atuarial”, concluiu.