Programa Criança Feliz realiza palestra de prevenção ao suicídio

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através das equipes do Programa Criança Feliz  e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade Nova, realizou na manhã da última quinta-feira, 16, uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo com o tema “Não Silencie Sua Dor”. A palestra foi oferecida para as famílias cadastradas no Programa.

Everlane Souza, supervisora do Programa Criança Feliz, relata que o planejamento começou em agosto e que o tema vem para reforçar a importância de procurar ajuda. “Durante a palestra foi reforçado a importância de cuidar da vida e dos sentimentos”, disse.

A visitadora Jusileide Martins da Silva, falou da importância de palestras como essa para as famílias. “Essa palestra foi de suma importância. Eles trabalharam com atividades sobre a temática da emoção para as crianças e as mães”, complementa.

Maria Margarida Sá, é psicóloga e palestrante. De acordo com ela a realização deste tipo de evento ajuda com que seja quebrado o tabu em relação ao suicídio. “A informação ela salva vidas, muda e ajuda no comportamento de todos. As estatísticas mostram diversos fatores, como a complicação da bipolaridade como 35% das pessoas que cometem suicídio, antes associado à depressão. Então aí está a necessidade de passar informação, sensibilizar e dar apoio quando necessário a essas pessoas”, finaliza.