Prefeito de Rio Branco participa dos 65 anos de fundação do 4º Batalhão de Infantaria e Selva

O prefeito de Rio Branco participou na noite dessa quinta-feira, 16, do rito de celebração dos 65 anos de fundação do 4º Batalhão de Infantaria e Selva, o 4º BIS. A cerimônia foi simples, mas cercada de simbolismo pela importância do Exército Brasileiro no Munícipio e, em todo Acre.

Autoridades oficiais das demais forças militares, além de representantes do Poder Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público do Estado do Acre, também participaram da solenidade.

Tião Bocalom, prefeito da capital, destacou a acuidade do Exército Brasileiro para a construção de uma sociedade melhor, além de ser o principal guardião de nossas fronteiras.

“O Brasil assentou aqui o braço forte e amigo do Exército para ajudar a desenvolver nossa região. De lá para cá, foram incontáveis ações de apoio a nossa sociedade, especialmente, lá no começo, quando tudo era muito difícil. Agora nesse momento de pandemia o 4º Bis foi fundamental, parabéns pelos seus 65 anos”, disse o prefeito.

O governador Gladson Cameli, ratificou os valores do Exército, na vanguarda da soberania nacional e destacou a parte de engenharia, na recuperação de aeródromos como o de Santa Rosa do Purus, na fronteira com o Peru.

“O nosso governo reconhece o papel fundamental desses bravos homens e mulheres na defesa de nosso Estado”, comentou o gestor.

Júnior Ribeiro Cacho, general comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, acompanhou a cerimônia do Desfile de pelotões e a entrega do diploma ‘Amigo do Exército’ às pessoas que contribuíram de alguma forma pelo engrandecimento das ações militares, e destacou a bravura do efetivo do 4º Bis.

Conforme o tenente coronel Guilherme Naves Pinheiro, comandante do 4º Bis, o batalhão é uma Grande Unidade da Força Terrestre do Exército Brasileiro, que, se destaca pela flexibilidade operacional e gerencial, protegendo a todos e contribuindo por um Estado melhor.