Equipe da Saúde do município participa de capacitação sobre Diagnóstico da Tuberculose

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nessa quinta-feira 16, no auditório da coordenadoria de Vigilância em Saúde, uma capacitação técnica sobre o Teste Tuberculínico ou PPD com profissionais da área para que possam realizar o teste nas unidades básicas de saúde do município. O treinamento foi realizado pela equipe da Divisão de Doenças e Agravos Transmissíveis,

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a tuberculose é uma das dez maiores causas de morte em todo o mundo, com 10 milhões de novos casos notificados por ano, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

“O teste tuberculínico ou PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) é um exame subcutâneo em que uma fração do bacilo de Koch (bactéria causadora da tuberculose) é injetada no braço do paciente Se houver reação, indica que ele foi infectado. Ele ainda está assintomático e não transmite a doença. Nesse caso, inicia-se o tratamento preventivo, com apenas um medicamento” explicou Leandro Siqueira, assessor técnico da Semsa e pesquisador em Saúde Pública, da Fiocruz.

O objetivo da capacitação é descentralizar o exame rápido. “Esse exame é eficaz e e esse treinamento técnico da equipe é importante para que possam rastrear e evitar que as pessoas adoeçam de TB. Por isso precisamos incrementar a aplicação da prova tuberculínica nas UBS do município de Rio Branco”, comentou a palestrante Dra. Belkis Hernandez.