Prefeitura intensifica os trabalhos de infraestrutura em dez regionais na capital acreana

Em Rio Branco, capital do Estado do Acre, a prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), realiza nesta quarta-feira, 15, nos bairros mais afastados, diversos serviços de infraestrutura básica como tapa-buracos, recapeamento asfáltico, drenagem profunda e superficial.

A rua Francisco José de Oliveira, bairro Sobral, que estava intrafegável, foi contemplada com troca de solo saturado e recapeamento asfáltico em quase 500 metros de extensão. Nesta etapa do serviço, a Emurb realiza o requadro (corte feito sob medida no asfalto preparando o solo), na sequência a massa asfáltica é aplicada restaurando o pavimento.

As obras eram bastante aguardadas pelos moradores, que sempre reclamavam da dificuldade de transitar na via, principalmente com crianças e idosos. De acordo com o cearense do povoado da Serra do Pereiro, Valdomiro Lopes de Souza, 60 anos, que chegou ao Acre há 42 anos, o trabalho mudou a realidade de quem mora no local.

“Hoje está muito diferente, agora está bom. Quando cheguei aqui era na lama, eu fazia minhas festas, tinha um lamaçal as pessoas passavam pelo barranco. Agora ficou bom”, enfatizou o comerciante dono da casa noturna conhecida como Forró do Valdomiro.

Conforme a atendente de caixa de supermercado, Kesy Marley, a rua era difícil passar por conta dos buracos, muita poeira e, em dias de chuva se formavam várias poças d’água no meio da via. “Todos nós estamos muito felizes com a colocação de asfalto para que a gente possa transitar com dignidade”, disse.

No bairro Nova Esperança, a prefeitura está realizando os serviços de recapeamento asfáltico na rua Hélio Melo. Nessa via, a prefeitura recuperou 400 metros de extensão, que também estavam intrafegáveis. A determinação do prefeito Tião Bocalom e da vice-prefeita Marfisa Galvão, é sempre ouvir e atender a população.

Na estrada do Calafate, está em fase de acabamento um amplo serviço de tapa-buracos, na região próxima à parada final do conjunto São Miguel. Melhoria de vias com o emprego de massa asfáltica avançam nos bairros Jardim Nasle, montanhês e loteamento Santa Cruz.

Ao todo são mais de 20 equipes atuando na sede do município e na zona rural, conforme explica o diretor-presidente da Emurb, o engenheiro José Assis.

“Nós já chegamos a todas as dez regionais. Fechamos os trabalhos nos bairros Universitário I, II e III, Mocinha Magalhães que é um bairro bastante extenso e onde fizemos um trabalho muito forte lá. Seis de Agosto, todas as ruas pavimentadas, o Conjunto Esperança I e II, que também estamos com uma grande operação. O prefeito tem dado todo apoio e o que a prefeitura pode fazer em termos de valorização da Emurb tem sido feito”, disse o engenheiro.