Prefeitura de Rio Branco alcança quase 230 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou nesta quarta-feira, 15, os dados atualizados sobre a vacinação contra o novo coronavírus no município. Segundo estudo publicado no início desta semana pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Rio Branco é a quinta capital brasileira no ranking das que mais avançaram na imunização contra o vírus.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, 243.616 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose ou dose única do imunizante e 96.303 pessoas já completaram o ciclo da vacinação, tendo tomado a segunda dose. De uma população de 284.722 que precisa ser vacinada, a capital do Acre já vacinou 80%, ou seja: mais de 228 mil pessoas.

Com a segunda dose, pessoas aptas e pessoas não aptas (não voltaram para tomar a vacina), Rio Branco já aplicou 93.721 vacinas contra a covid-19, o equivalente a 94,5% desse público, faltando vacinar 5.390 pessoas (5,4%), que não voltaram às unidades de saúde para receber o imunizante.

“A vacinação em Rio Branco segue bastante avançada, porém é necessário que as pessoas que ainda não retornaram para receber a segunda dose retornem aos postos para receber a vacina para completar o ciclo”, explica Socorro Martins, acrescentando que o prazo entre a primeira e a segunda dose, dependendo da vacina, é de 60 a 90 dias.