Centro de Apoio e Diagnóstico do Município normaliza coleta de exames e recebe visita do prefeito de Rio Branco

Prefeito verifica a emissão dos resultados que são emitidos pela internet (Foto: Dircom)

O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou na manhã desta quinta-feira, 16, o Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD) da rede municipal de saúde, localizado ao lado da URAP Roney Meireles, no conjunto Adalberto Sena, parte alta da cidade. A secretária municipal de saúde, Sheila Andrade, acompanhou a visita.

O CAD processa e analisa os exames laboratoriais recebidos das Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) de Saúde do Município, como hemograma completo, hormonais, baciloscopia e bioquímica. Bocalom conversou com os servidores e conheceu as máquinas e equipamentos utilizados no local.

A coordenadora do Centro, Jaqueline Almeida, falou sobre os serviços ofertados pelo CAD. “Aqui , nós desenvolvemos um trabalho iniciado a partir das salas de coleta das URAPs, onde nossos técnicos fazem a coleta, que vmm pra cá, e nós realizamos as análises das amostras de hematologia, bioquímica, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitas e urinálise”, explicou.

De acordo com Letícia Cezarotto, responsável técnica do CAD, o número de exames realizados no centro chega a 7 mil por dia. “Em alguns dias, realizamos, em média, 500 hemogramas. Mas, o atendimento é sempre elevado”, revelou, acrescentando que os resultados, na maioria das vezes, ficam prontos no mesmo dia.

Letícia explicou, também, que a análise dos exames é realizada de forma automatizada. “Boa parte dos nossos exames é realizada de forma automatizada e com interfaceamento. Então, o exame chega no laboratório, com o código de barras, com etiqueta, vai direto para o equipamento, e é feita a liberação (resultado) de forma automática para o sistema”, destacou.

A secretária municipal de Saúde disse que a visita ao CAD teve como objetivo mostrar a normalização dos serviços oferecidos à população. “Nós já normalizamos as coletas de exames em todas a nossa rede de atenção básica. Ou seja: em todas as URAPs já podemos coletar todos os exames que são de responsabilidade da Prefeitura a partir de hoje”, enfatizou Sheila Andrade.

O prefeito Tião Bocalom disse que “toda a estrutura recebida pela atual gestão municipal está sendo otimizada, para que os serviços possam ser otimizados e a população da capital seja melhor atendida. O mais importante é que a gente precisa cuidar de vidas, cuidar das pessoas“, concluiu.]