Prefeitura de Rio Branco realiza palestra de incentivo para os catadores de recicláveis do aterro de inertes

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), em parceria com o Sebrae Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, uma palestra com o tema: Cooperativismo e Associativismo, para os catadores de recicláveis do aterro de inertes, na sede do Sebrae.

Segundo o catador de recicláveis, Vanderlúcio Farias, a palestra foi muito importante para eles. “Chegou em uma boa hora, um conhecimento melhor na nossa área. Isso é uma coisa que não era vista e agora temos que nos adaptar ao desenvolvimento. Quero agradecer esse apoio da prefeitura e do Sebrae que deu essa oportunidade para a gente”, disse Farias.

De acordo com a consultora do Sebrae e palestrante, Aritana Durans, o objetivo do evento é ajudá-los a escolher se irão ser cooperativas, associação ou até mesmo empreendedores individuais.

“Esse momento está sendo importante exatamente para esclarecer, tirar as dúvidas e quais as vantagens de ser uma cooperativa e quais as vantagens também de ser uma associação ou mesmo como um MEI. E a partir daqui eles é que vão se reunir e decidir qual o melhor caminho trilhar e o Sebrae está aqui para ajudar junto com a prefeitura”, afirmou a consultora.

O secretário da Zeladoria, Joabe Lira, falou que a capacitação foi uma orientação do prefeito, pois o aterro de inertes está em fase de encerramento das atividades.

“Lá existiam os catadores e além desse ganho ambiental que a nossa cidade terá, tem a questão social, onde entram os catadores que estão sendo capacitados, e estamos com essa parceria com o Sebrae para que possamos nessa nova central de triagem, eles possam sair da informalidade para a formalidade para desenvolver esses trabalhos que fazem de forma organizada e ter mais ganho com isso”, assegurou o secretário.