Urap Rozangela Pimentel realiza campanha de Combate ao Tabagismo, em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza na URAP Rozangela Pimentel, localizada no bairro do Calafate,  uma campanha de combate ao tabagismo, com o tema “Vida Sim, Cigarro Não”.

Segundo o Ministério da Saúde, por ano, no país, o tabaco mata mais de 162 mil pessoas e custa mais de 125 bilhões de reais aos cofres públicos em gastos diretos e indiretos com doenças recorrentes.

“Envolver a comunidade em estratégias de educação e promoção da saúde é fundamental para minimizar esses números”, explicou Leandro Siqueira, assessor técnico da Semsa e pesquisador de Saúde Publica da Fiocruz.

“Esse está sendo o primeiro grupo do ano de 2021. Devido a pandemia, os atendimentos em grupos estavam suspensos. Trabalhamos com demanda espontânea dos participantes, com sessões estruturadas, onde se abordam vários temas dentro do tabagismo, com ênfase aos agravos que o cigarro traz e no final realizamos a entrega de medicamentos para auxiliar no combate”, comentou a enfermeira da unidade, Elane Cristina.

Para participar das sessões, basta comparecer a unidade às sextas-feiras, a partir das 14h.