Prefeitura de Rio Branco oferece curso de formação para professores municipais

Professores participam de oficina de Música (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de educação (Seme), realizou nessa quinta-feira, 2, uma atividade de formação com a equipe pedagógica do anexo da Escola Municipal Chico Mendes.

A Oficina de Música, que já faz parte do repertório de formação do Centro de Multimeios, está baseada nas competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como objetivo fornecer experiências práticas, técnicas e conhecimentos específicos sobre a música, de forma a ampliar caminhos e possibilidades para a sua atuação profissional enquanto professor.

“Trabalhamos o som e seus parâmetros, incluindo teorias, composição, literatura, apreciação e execução musical. A oficina também inclui percussão corporal, explorando os sons do corpo, usando palmas, estalos, sons da boca, mãos e rosto. A ideia é que, a partir dos conteúdos apresentados, os professores tenham a possibilidade de criar suas próprias metodologias e novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula”, comenta a professora e arte-educadora Silvia Rejane, uma das ministrantes da oficina.

A oficina atendeu 10 professores e/ou coordenadores pedagógicos do anexo da escola Chico Mendes. Foi a oportunidade de ampliar o repertório possível de ser trabalhado com os alunos da educação infantil e soltar a criatividade, com instrumentos improvisados, utilizando panelas, colheres e raladores, por exemplo.

“Um dos eixos de trabalho do Centro de Multimeios é a formação de professores e equipes pedagógicas das escolas gerenciadas pela Seme, com foco em conteúdos artísticos. A ideia é que as linguagens artísticas se articulem com os demais conteúdos, potencializando práticas de criar, ler, construir e refletir, contribuindo decisivamente na construção de um olhar crítico, de forma que os nossos alunos possam dialogar com a complexidade do mundo atual”, coloca o professor Renã Pontes, diretor do Centro de Multimeios.

Na próxima semana, o Centro de Multimeios realizará uma oficina de Contação de Histórias, também para o mesmo público. A agenda de oficinas encontra-se aberta, sendo necessário o agendamento prévio junto à coordenação do Centro.