Prefeitura de Rio Branco e Embrapa assinam termo de cooperação técnica para melhorar padrão tecnológico da agropecuária na capital

Visando contribuir com o conhecimento técnico e melhorar o padrão tecnológico da agropecuária no município de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom, assinou nesta sexta-feira, 27, um termo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O ato de assinatura ocorreu na sede Empresa com a participação dos secretários Normando Sales (Meio Ambiente) e Eracides Caetano (Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico), além do senador da República, Sérgio Petecão.

O pesquisador-chefe da Embrapa acre, Eufran Amaral, explicou a importância da parceria.

“Hoje é um dia histórico para a Embrapa e a prefeitura porque a gente assinou um termo de cooperação técnica que envolve um trabalho específico de transferência de tecnologia para fazer seminários, dia de campo, capacitações para os produtores rurais de Rio Branco naquelas culturas priorizadas pela prefeitura”, explicou Eufran.

A cooperação visa, ainda, apoiar as atividades de gestão territorial com atualização e integração de base de dados geográficos, ampliar as ações de educação ambiental, por meio da Embrapa & Escola, realizar ações de transferência de tecnologia para agricultura familiar do município, bem como, modernizar bases de aptidão agrícola.

“Estamos assinando esse termo de cooperação técnica porque a gente sabe que o produtor rural vive em uma situação difícil”, disse Eracides.

O termo inclui também apoio a construção de bases de informações territoriais da APA Irineu Serra e Parque Chico Mendes e é importante para outros serviços, inclusive na área de paisagismo.

“Se a gente tem uma parceira com a Embrapa nós teremos um resultado melhor para podermos ampliar a oferta de serviços na cidade”, afirmou o secretário.

A transferência de tecnologia prevista no termo assinado pelo prefeito Tião Bocalom, vai proporcionar informações indispensáveis para fortalecer a produção agrícola, especialmente para o pequeno produtor.

“O Bocalom teve essa sensibilidade e vamos continuar ajudando com as nossas emendas parlamentares por acreditar nessa instituição que ajuda não só o Acre, mas o Brasil como um todo”, informou Petecão.

Depois de assinar a parceria o prefeito de Rio Branco visitou o espaço de pesquisa agropecuária da Embrapa e depois foi ao jardim clonal, onde são produzidas mudas de café, a partir de trabalhos avançados de pesquisas sobre essa cultura. Bocalom voltou a defender a ciência para fortalecer a produção agrícola.

“Tenho certeza que essa parceira Prefeitura de Rio Branco/Embrapa vai render muitos frutos. O produtor rural não pode mais ficar sobrevivendo, ele tem que ganhar dinheiro. O bom resultado dessa parceria vai se transformar em qualidade de vida do nosso povo que é isso que a gente quer”, explicou Bocalom.