Prefeitura de Rio Branco promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na APAE

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos(SASDH), promoveu nesta sexta-feira, 20, a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na quadra de esportes da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/AC.

Na ocasião, estavam presentes, a diretora dos Direitos Humanos Rila Freze, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Pedro Aragão, a gerente de Promoção dos Direitos Humanos, Rebeca de Paula, o presidente da Associação dos autistas Roberto Craveiro e os secretários Municipais da Saúde, Frank Lima e da Educação, Nabiha Bestene.

A APAE é uma entidade que promove ações em defesa dos direitos, da prevenção, da orientação, do apoio às famílias e a prestação de serviços direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

De acordo com a presidente da APAE, Cecilia Lima, é uma tradição da instituição comemorar entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

“A Federação Nacional sempre elabora um tema e a gente trabalha com esse tema. Então esse é o momento da gente mostrar para a sociedade, o que a APAE faz e o que as entidades precisam trabalhar com as pessoas com deficiência. Estou muito grata e feliz pela prefeitura estar também participando desse movimento”, disse a presidente.

Para Manoel Izo, participante do Movimento das Pessoas com Deficiência, o evento é de fundamental importância para promover políticas públicas para a classe. “Durante essa semana  vários eventos acontecerão para apoiar essas pessoas. É muito importante essa parceria com a APAE, com a secretaria de Assistência Social,  com o prefeito Bocalom que é entusiasta da classe”, enfatizou Manoel Izo.

A secretária da SASDH, Marfisa Galvão, falou sobre a abertura do evento. “Hoje estamos dando início a essa semana e várias atividades serão realizadas para esse público. Também anunciamos convênios em parceria com a APAE para que a gente possa atender a esse público maravilhoso”, afirmou a secretária.

Segundo a gerente de Promoção dos Direitos Humanos, Rebeca de Paula, a intenção do evento é chamar a atenção da sociedade diante das várias problemáticas e preconceitos que a classe vive. “Nós enquanto prefeitura e a nossa secretária,  tem nos dado total apoio para que a gente fomente políticas públicas voltadas para esse público e garanta os direitos dela”, explicou Rebeca.

Ainda de acordo com a Rebeca de Paula, foi assinado hoje um termo de cooperação com 10 adolescentes que fazem parte da APAE. Esses adolescentes estarão ingressando dentro do quadro da prefeitura, através do programa de estágio”, finalizou.