Prefeitura reúne educadores para o planejamento e a elaboração do retorno às aulas na rede municipal de ensino

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Educação (Seme), promoveu na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), um encontro com a equipe de multimeios, professores e diretores da rede municipal de ensino, para tratar sobre o retorno das aulas presenciais na capital.

As atividades serão retomadas a partir do dia 20 de setembro de forma gradual e escalonada, e ocorrerá em três etapas: a primeira com a retomada de até um terço do total de alunos das turmas do 5º ano e EJA do ensino fundamental.

Nabiha Bestene, secretária de educação explicou como a prefeitura está atuando para corrigir passivos de gestões anteriores e assegurar os serviços com segurança e correção.

A partir do dia 18 de outubro de 2021 ocorrerá a retomada das turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. A terceira fase – inicia-se no dia 22 de novembro com a ampliação do percentual de alunos participando das atividades presenciais.

O diretor da escola Juvenal Antunes, no Calafate, Geesse Freitas, disse que em qualquer etapa do retorno é emocionante para o educador que está avido pelo reencontro com os alunos.

Com essa retomada parcial das atividades presenciais, o ensino será implementado de forma híbrida, havendo, portanto, aulas presenciais e atividades não presenciais. O prefeito Tião Bocalom participou do ato e falou da emoção de reencontrar seus colegas professores e tratar de um assunto tão importante, caracterizando-se como o primeiro encontro com a categoria de forma presencial em sua gestão.

Crianças ou adultos (EJA) em grupos de riscos, ou cujas famílias não se sentem seguras para o retorno nesse momento, poderão continuar com o ensino exclusivamente remoto.