Prefeitura de Rio Branco reforça campanha de combate à dengue com equipamentos doados pelo Ministério da Saúde

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu durante ato realizado no Palácio do Comércio, na tarde desta segunda-feira, 16, da Superintendência Regional do Ministério da Saúde no Acre (MS), 8 UBV’s costais (pulverizadores) e 250 pastilhas de larvicida contra o mosquito Aedes aegypti, a serem utilizados na campanha de combate à dengue na capital.

Eden Miranda, superintendente do MS no estado, falou dos equipamentos. “Esse equipamento que o Ministério da Saúde está doando ao município é utilizado pelos agentes de endemias e ajudarão a reforçar a campanha de combate à dengue que vem sendo realizada pela prefeitura de Rio Branco”, explicou.

De acordo com a Semsa, 210 agentes de endemias foram treinados a utilizar os equipamentos e as pastilhas do larvicida. “Esse é um produto novo e os agentes precisam ser treinados, para saber onde aplicar, que dosagem deve ser aplicada, para matar tanto as larvas, como os ovos do mosquito”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Frank Lima.

O prefeito Tião Bocalom tem demonstrado preocupação com o problema da dengue na cidade e disse, durante a entrega dos equipamentos e produtos químicos, que o MS está sensível à situação.

Ele pediu o engajamento da população à Operação Cidade Limpa, Povo Desenvolvido com o objetivo de manter Rio Branco limpa e sem a presença do mosquito Aedes aegypti.

“A população também precisa fazer a sua parte, mantendo quintais e terrenos limpos para, juntos, exterminarmos o mosquito e evitar o aumento de casos de dengue na nossa cidade”, concluiu.