Agentes comunitários de saúde de Rio Branco recebem certificados de curso sobre dengue

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das equipes da Divisão de Endemias e Controle de Vetores e da Diretoria de Assistência à Saúde, está entregando os certificados do Curso Vigilância e Controle do Aedes aegypti, ofertado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Rio Branco em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso foi ministrado pelo assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Leandro Siqueira.

“Em seu campo de atuação os agentes se deparam com situações que requerem conhecimento sobre o comportamento do vetor. Conhecimentos necessários para melhor orientar as famílias sobre as formas de prevenção e controle da proliferação do mosquito, o que contribui para a diminuição da infecção causada pelas arboviroses dengue, zika e chikungunya”, comentou Eliana Pereira, coordenadora da Divisão de Endemias e Controle de Vetores.

A ACS Maria Helena, da Unidade de Saúde Família, Sebastiana Prado, falou sobre a importância do curso. “Com a capacitação, relembramos e aprendemos novas formas de abordar as doenças transmitidas pelo mosquito da dengue. Agradecemos as equipes da Semsa e da Fiocruz e que novos cursos sejam realizados para que possamos ter conhecimento teórico e prático para atender as demandas da nossa comunidade”, disse Sebastiana.